No dia 26 de Junho assinala-se o Dia Internacional Contra o Abuso e Tráfico Ilícito de Drogas. Aproveitando esta oportunidade, damos a conhecer o trabalho do Grupo de Acção Social Cristã (GASC), em Barcelos. E porque quando se fala de dependências, sejam elas de substâncias ilícitas, de álcool ou outros comportamentos aditivos, como a dependência de jogo, fala-se de doença, importa defender o direito ao tratamento. As dependências não são crime, são uma doença, pelo que é urgente, em primeiro lugar, combater o estigma e a desinformação. Este é também um imperativo cristão!

Para fazer face a esta problemática de saúde, o GASC desenvolve já desde há longos anos o Projecto Sorrir - Consulta Multidisciplinar de Tratamento de Dependências de Substâncias Ilícitas e/ou Álcool. Desde Outubro de 2018, este projeto dá também resposta a pessoas com dependência do jogo. Este Projecto resultou da aprovação de uma candidatura ao Programa Operacional de Respostas Integradas (PORI), na área lacunar do Tratamento, sendo o principal financiador o Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e Dependências (SICAD).

Atualmente estão 673 pessoas inscritas no Projecto Sorrir.

Neste momento, este centro de consultas multidisciplinar e especializado funciona de segunda a sexta feira, entre as 09h e as 17h, à exceção da segunda feira em que funciona até às 18h, no Campo 25 de Abril nº 26, em Barcelos, conhecidas como as antigas instalações da EDP. Já o Programa de Tratamento de Agonista Opiáceo de Cloridrato de Metadona funciona das 08h30 às 13h00 e das 14h00 às 15h00.

Para ter acesso ao tratamento, qualquer pessoa pode dirigir-se a estas instalações e fazer a inscrição, sendo depois agendadas consultas multidisciplinares que podem ir desde a Psicologia, à Medicina, à Enfermagem e ao Serviço Social, em função das necessidades de cada caso. As consultas são totalmente gratuitas, não havendo qualquer custo pela frequência das mesmas.

Também os familiares de doentes com Comportamentos Aditivos e Dependências (CAD´s) podem recorrer a este centro de consultas pois existe uma Consulta de Apoio ao Familiar do Doente com CAD, onde podem ter orientação.

Caso alguém necessite de algum esclarecimento adicional, pode contactar o Projecto Sorrir através do número 253181171 ou através do email Projecto Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Neste dia 26 de junho, às 07h15, a Rádio de Barcelos emitiu um programa especial sobre comportamentos aditivos e dependências, como forma de assinalar o Dia Internacional da Luta contra o Uso e Tráfico Ilícito de Drogas, e contou com a participação da Dr.ª Sílvia Santos, coordenadora do Projecto Sorrir.

Pode ouvir o programa aqui:

Próximos Eventos

Mais lidos