No passado fim-de-semana de 1 e 2 de junho, o movimento Jobifran teve uma ação de formação em Cernache, no Colégio da Imaculada Conceição.

A manhã de sábado foi preenchida pelo aprofundamento do Evangelho de São Lucas. Com uma sessão de formação orientada pelo Assistente Espiritual do Jobifran, frei José Luís, e por muitos jogos e dinâmicas, sempre com espírito juvenil.

Ao início da tarde, tivemos a visita especial de frei Domingos, Franciscano Conventual integrado na paróquia de Sto. António dos Olivais em Coimbra, que nos brindou com o tema “Francisco na Atualidade”. Feita esta introdução, exploramos episódios marcantes na vida de São Francisco: as primeiras três Igrejas, o Monte Alverne, o presépio de Greccio e a hora da sua morte, onde o objetivo passava por aprofundar o acontecimento em causa fazendo um paralelismo com a atualidade.

O final da tarde terminou com uma sessão de pequenas encenações onde cada grupo foi desafiado a explorar as fontes franciscanas e retratar num teatro mudo uma passagem à sua escolha.

O dia foi longo e com muito calor, mas não faltou energia para os grupos se organizarem e prepararem uma vigília, destacando o seu espírito de união. Com auxílio de documentação e entreajuda foi possível criar um momento que certamente não será esquecido.

No domingo, dia do Senhor, tivemos a oportunidade de participar na celebração de um batismo integrado na Eucaristia, por meio da qual os presentes puderam renovar o seu próprio compromisso batismal.

Por fim, a atividade foi encerrada com a entrega do caderno bíblico nº1, sobre o Evangelho de Lucas, para que os grupos do Movimento possam continuar a aprofundar todo o trabalho desenvolvido na formação.

Agenda

Mais lidos

  • Semana

  • Mês

  • Todos