Há dezenas de anos que, na Paróquia do Calhariz de Benfica, foi criado o Agrupamento de Escuteiros. É conhecido pelo Agrupamento 380 - Calhariz de Benfica, fundado a 9 de junho de 1973. Nele cresceram centenas de crianças, adolescentes e jovens, nos seus diversos escalões, norteados pelo ideal do fundador: Baden Powell.

O Escutismo é, antes de mais nada, uma “organização juvenil de educação”, que visa a formação integral da pessoa, através da educação em contacto com a natureza, “como um grande jogo ao ar livre”, que pretende ensinar enquanto é jogado. A Missão do Escutismo é contribuir para a educação dos jovens, através de um sistema de valores baseado na Promessa e Lei Escutistas, ajudando a construir um mundo melhor, onde as pessoas são realizadas enquanto indivíduos e desempenham um papel construtivo na sociedade.

Ser Escuteiro é uma “maneira jovem e sorridente de viver a vida, é ter gosto pelo ar livre, é fazer um esforço em prol dos outros, é assumir a vida como um SERVIÇO”, norteados por São Francisco de Assis, São Tiago Maior, São Pedro e São Paulo e sob a proteção de São Jorge.

Perante uma sociedade onde imperam os egoísmos políticos, onde cresce a violência, o terrorismo e a delinquência, o Escutismo tem como objetivo “construir a grande fraternidade universal”.

O Escutismo pretende despertar nas crianças, nos adolescentes e nos jovens, a responsabilidade, a simplicidade, o amor à criação, o sentido de honra, a compreensão, a amizade, a disponibilidade, a fidelidade, a entrega, a constância, o domínio de si mesmo e o serviço aos outros.

O Escutismo respeita a natureza de cada jovem e, através da compreensão e inteligência, apreendem tudo o que vai definir e amadurecer a sua personalidade. O Escutismo pretende formar um homem e uma mulher para cumprir a sua missão no mundo e responder responsavelmente diante de si mesmo, diante de Deus e diante dos outros. O Escutismo pretende formar rapazes e raparigas que assumam o lema “Criando um mundo melhor” e norteados pela divisa: “Sempre Alerta”.

O Agrupamento 380 – Calhariz de Benfica, pertencente à Paróquia da Sagrada Família do Calhariz de Benfica, conta atualmente com 121 elementos. O mesmo é constituído por crianças, adolescentes e jovens, entre os 6 e os 22 anos.

Durante todos os 46 anos de existência do Agrupamento, contámos sempre com a colaboração e ajuda da Paróquia o que sempre permitiu que todos os elementos se sentissem parte desta “Família” e conseguissem ter uma maior ligação com Jesus e com os outros paroquianos. Todo o trabalho que tem sido desenvolvido pelos elementos do Agrupamento 380, é um motivo de orgulho para os mesmos. Tendo como base a sua missão específica, destaca-se o trabalho que é desenvolvido com todas as crianças e jovens e todas as dinâmicas preparadas para e com a comunidade e Paróquia, que contribuem para o seu desenvolvimento e amadurecimento da sua personalidade.