O ícone que reproduzimos aqui acima (1410-1430) é atribuído à escola do célebre iconógrafo russo André Rublëv. Proveniente de Zvenígorod, em cuja catedral Rublëv trabalhou, encontra-se atualmente na Galeria Tretyakóv, em Moscovo.

No cimo da composição, vê-se a inscrição em eslavão: Nascimento do Senhor | Nosso Jesus Cristo.

Em relação ao ícone de Natal que analisei na revista Bíblica 373 (pp.26-27), é notória a diferente posição das principais personagens: Jesus, Maria e José.

Aqui, a figura principal é a Virgem Maria, absorta, ponderando no mistério da Encarnação. É Ela a porta deste mistério, encontrando-se estirada num enxergão vermelho à boca da gruta, dentro da qual se vê o Salvador recém-nascido, reconhecido pelo boi e pela mula. À esquerda da gruta, três anjos adoram o Deus Menino, colocado no centro deste ícone.

Na parte superior da montanha, à nossa direita, vemos outros três anjos: dois olhando para a estrela, que guia os passos dos Magos (que surgem a cavalo no lado esquerdo da montanha) e o terceiro anunciando o Nascimento a dois jovens pastores, que se veem mais abaixo, na parte central direita do ícone.

No canto inferior esquerdo da composição, vemos um terceiro pastor, mais velho, curvado e envolto numa peliça verde escura. Parece ter sido o primeiro a chegar à gruta. Está diante de José, que, sentado e meditabundo, parece dar ouvidos ao que lhe diz o pastor. Por vezes, este terceiro pastor é identificado com Satanás (ornado, nalguns ícones russos, com uns cornichos na cabeça). O Tentador põe no coração de José a dúvida acerca da pureza da Virgem Maria e a divindade de Cristo.

Do lado contrário, à nossa direita, vemos a cena do banho do recém-nascido, comum nas representações de nascimentos desde a Antiguidade. No contexto do Natal do Senhor, esta cena remete para a Festa da Epifania ou do Batismo de Cristo, celebrada na oitava do Natal, de acordo com o calendário eclesiástico do rito bizantino.

 

frei António-José d’Almeida, OP / Convento de Cristo Rei, Porto

in revista Bíblica 385, pp. 22-23.

Próximos Eventos

Mais lidos

  • Semana

  • Mês

  • Todos