Entre os dias 30 de outubro e 1 de novembro, reuniram no Colégio Internacional dos Capuchinhos em Roma os ministros provinciais, custódios, delegados e guardiães de duas casas de presença da futura Conferência Capuchinha do Mediterrâneo.
Com a presença do Ministro Geral Frei Roberto Genuin, do Vigário Geral Frei José Ángel Torres e do Conselheiro Geral para a Itália Frei Francisco Neri, o encontro decorreu marcado por um clima de muita serenidade e fraternidade. Os frades tiveram a oportunidade de conhecerem-se melhor, de apresentar a realidade de cada território e lançar as bases para a nova Conferência.
Neste sentido, a assembleia decidiu instituir uma comissão que acompanhará o percurso de formação da futura Conferência, composta por um coordenador, Frei Fabrizio Congiu, secretário da CIMPCap, e cinco membros provenientes de cada uma das Conferências que formarão a nova Conferência do Mediterrâneo: Frei Abdallah Noufaily (ASMEN), Frei Ivan Scicluna (CENOC), Frei Leon Budau (CECOC), Frei Eduard Rey i Puiggròs (CIC) e Frei Gianpaolo Lacerenza (CIMPCap).
A Assembleia confiou a esta Comissão a tarefa de preparar tudo o que será necessário para poder instituir até setembro de 2023 a nova Conferência do Mediterrâneo, que será constituída por 21 províncias, 3 custódias, 3 delegações e 2 domus presentiae.
Também já foram iniciados os diálogos sobre a Formação Inicial, esboçando algumas possíveis soluções.