Quem somos

Somos irmãos, clérigos e não clérigos. Vivemos em fraternidade, oramos individualmente e em comum, partilhamos juntos as refeições e o tempo, ajudando-nos mutuamente a crescer, como numa família. As nossas comunidades, a que chamamos “fraternidades”, são lugares de alegria e de hospitalidade.

Somos uma fraternidade evangélica: Jesus de Nazaré é o nosso guia para levarmos uma vida simples e humilde no meio do povo. A vida de Cristo, a Sagrada Escritura, São Francisco e os seus escritos, a História da Ordem e a vida dos seus Santos constituem a nossa fonte de inspiração.

Chamados por Jesus Cristo ao jeito de Francisco de Assis, somos enviados a anunciar o Evangelho, com a vida e por todas as formas concretas: oração e contemplação, trabalho pastoral, serviços sociais, ministério da reconciliação e de assistência religiosa hospitalar, atividade missionária, ação cultural, edições e presença nos meios de informação e comunicação social.

Por isso, a nossa caraterística não está tanto naquilo que fazemos, mas no espírito ou no modo com que o fazemos: alegria, simplicidade, amor, entrega, confiança no Pai e nos Irmãos.

A circunscrição dos Franciscanos Capuchinhos de Portugal, com a designação jurídica Província Portuguesa dos Padres Missionários Capuchinhos, em 25 de Março de 1955, festa da Anunciação do Senhor, fez a sua consagração ao Imaculado Coração de Maria.