Fraternidade da Baixa da Banheira

    Os capuchinhos estão na baixa da banheira desde 1976. Por várias vezes, nos Capítulos Provinciais, os Irmãos tinham manifestado a vontade e oportunidade de se formar uma fraternidade de novo estilo, num meio de gente pobre e em zona mais carenciada de clero. Finamente, esse desejo foi concretizado na diocese de Setúbal, a 10 de outubro de 1976, quando o senhor Bispo D. Manuel da Silva Martins deu posse a um Capuchinho como novo pároco da Baixa da Banheira, na Moita, a sul do Tejo.

 

    O pároco era simultaneamente Superior da Fraternidade, constituída apenas por três Irmãos. Começaram a residir numa pequena casa alugada pela paróquia, até que, em 1981, a mesma paróquia adquiriu uma residência paroquial para onde a Fraternidade se mudou no ano seguinte, e onde ainda reside.

 

    A licença para a fundação canónica da Fraternidade, a teor do Direito Canónico, foi dada pelo senhor Bispo de Setúbal em 26 de junho de 1984; e o decreto da constituição canónica da Casa, segundo as Constituições dos Capuchinhos, a 8 de setembro do mesmo ano.

 

 

Contactos:

Rua Jaime Cortesão, 14 r/c
2835-129 BAIXA DA BANHEIRA
Telf.: 212042413 * Fax: 212022865