Movimento Nacional de Dinamização Bíblica

A Dinamização Bíblica é a atividade apostólica mais caraterística dos Capuchinhos em Portugal, ao ponto de quase nos identificarmos com ela não apenas ao nível geral da Ordem, como também da Igreja no nosso país. Nas décadas de 50 a 80, contribuímos para evangelizar e animar a fé do povo, percorrendo o Continente e Ilhas com as Missões Populares e a pregação. Mas, simultaneamente, com o Movimento Bíblico, fomos às paróquias, escolas e comunidades religiosas, aos seminários, quartéis e movimentos iniciar os cristãos na leitura e no amor à Bíblia, desconhecida pela maioria. A este Movimento damos muito do nosso esforço, do que temos e somos.

Nascido do carisma pessoal de frei Inácio de Vegas, capuchinho espanhol, que em 1936 viera para Portugal, o Movimento Bíblico teve início em 1951 com as suas primeiras publicações. Estando ele em Beja, em 25 de fevereiro de 1955 foram fundadas a Editora Difusora Bíblica e a revista Bíblica, instaladas em Lisboa no ano seguinte. E em Maio de 1975 fizemos a “opção preferencial” por este apostolado.

Com sede atual em Fátima, o Movimento Bíblico está estruturado em três áreas complementares: edição e difusão – área editorial (Difusora Bíblica); iniciação e dinamização – área pastoral (Secretariado Nacional); e aprofundamento da fé – área da formação permanente (revista Bíblica e várias edições da Difusora Bíblica).