Celebrações

categoria_celebracoesAo revelar-se a Si mesmo, em Cristo, Verbo Encarnado, «Deus invisível, na riqueza do seu amor, fala aos homens como a amigos e conversa com eles a fim de os convidar e admitir à sua comunhão» (constituição dogmática sobre a divina revelação - Dei Verbum, 2). Quer isto dizer que a revelação de Deus, na Bíblia, é um acto de amor. E assim, a melhor via para aceder a ela – ou seja, para entrar na intimidade do Deus revelador – é a do coração ou da fé, pela oração.

Daí a recomendação da Igreja, na mesma Dei Verbum, 25: «Lembrem-se que a leitura da Sagrada Escritura deve ser acompanhada da oração, para que se verifique o colóquio entre Deus e o homem; pois com Ele falamos quando rezamos, a Ele ouvimos quando lemos os divinos oráculos.»

O Sínodo dos Bispos de 2008, confirmou: «A celebração da Palavra é um dos lugares privilegiados do encontro com o Senhor, porque nesta proclamação Cristo faz-se presente e continua a falar ao seu povo. […] O acolhimento da Palavra, a oração de louvor, a acção de graças e as preces, que compõem a celebração da Palavra de Deus, são manifestações do Espírito no coração dos fiéis e na assembleia cristã reunida à volta da Palavra de Deus. Com efeito, o Espírito Santo faz com que a Palavra de Deus proclamada e celebrada dê fruto no coração e na vida de quem a recebe» (Proposição 18).

Oferecemos várias Celebrações, sobretudo inspiradas na Palavra de Deus – como expressão da fé que nasce dela, nela se alimenta e por ela se confirma.

Coroa do Advento-Natal (2010)

thumb_coroa_do_advento_e_natal_331

Apresentamos uma proposta para se realizar nas igrejas como introdução à Liturgia da Palavra, nas Missas dos Domingos do Advento e do Natal; ou então em família.

«Pão partido para o Mundo»

thumb_pao_partido_para_o_mundo

Frei Lopes Morgado preparou esta Hora Santa Eucarística para ser usada num momento de adoração comunitária, tendo a acção missionária da Igreja como pano de fundo.

«A quem iremos nós, Senhor»

thumb_a_quem_iremos_nos_senhor

Frei Lopes Morgado preparou esta Hora Santa Eucarística para ser usada num momento de adoração comunitária ao Santíssimo Sacramento, sobretudo no Tempo Pascal.

«Hoje vimos maravilhas!»

thumb_hoje_vimos_maravilhas

Esta celebração foi escrita pelo frei Acílio Mendes a partir de várias dimensões do Evangelho segundo São Lucas. Oxalá também nós possamos dizer: «Hoje vimos maravilhas!»

Encontros com o Ressuscitado

thumb_encontros_com_o_ressuscitado

O Cristo que eu encontro na Liturgia é o Ressuscitado. Não será de estranhar, pois, que à VIA CRUCIS tradicional se acrescente agora a VIA LUCIS.

Coroa do Advento-Natal (2009)

thumb_coroa_advento

A "Coroa do Advento" é uma oração para fazer na Eucaristia dominical ou em família. A esta fórmula simples que propomos, pode acrescentar a Leitura do Evangelho.

Mais artigos...