Em Portugal existe o ditado "ano novo, vida nova". Em Timor adaptámo-lo para "ano novo, cozinha nova". As obras de ampliação do Convento de Tibar, Timor-Leste, estão a evoluir a passos largos graças ao empenho da empresa a quem se entregou o encargo da construção da nova parte da casa. Prova disso é que já se concluiu a construção de dois quartos onde atualmente residem 4 pós-noviços, a remodelação da cozinha e a construção do refeitório, a fim de dar dignidade às refeições dos mais de vinte frades e postulantes que compõem esta fraternidade.

Para que tal fosse possivel, o Sr. Elvino, o chefe responsável pela obra, colocou à disposição a maioria dos seus trabalhadores de forma a concluir de forma rápida a obra de ampliação do Convento. A evolução é visível e neste momento já estão levantadas todas as paredes e colocada quase toda a cobertura da casa.

Como a obra em si é de custo elevado, a fim de reduzir custos, a fraternidade de Tibar decidiu contratar dois carpinteiros timorenses, amigos nossos, o Sr. Mateus e o Sr. Nuno, com o intuito de, numa primeira fase, fazerem as mesas do refeitório, um armário grande para a cozinha e as camas e beliches para os novos quartos.

As vocações em Timor estão a aumentar de ano para ano, especialmente nestes últimos dois anos. No ano passado entraram para o postulantado 8 postulantes, que ainda se mantêm firmes na sua caminhada e têm animado a fraternidade com a sua jovialidade, alegria, boa disposição e dedicação ao trabalho. Ainda este mês (de Fevereiro) iremos acolher mais 7 jovens que irão dar início ao pré-postulantado.

A fraternidade de Tibar sente-se grata por todo o apoio e colaboração que tem recebido através dos GAMs, SCAM, LCMs e de todos aqueles que têm colaborado na implantação da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos em Timor-Leste. Estamos profundamente gratos pela vossa oração e contribuição. Sempre e, também, mais uma vez, na campanha do Dia das Missões Capuchinhas deste ano, há pouco celebrado.

Da nossa parte, como forma de agradecimento, prometemos continuar a rezar por vós e a dar o nosso melhor para formar estes jovens que nos têm batido à porta, a fim de que possam dar o seu sim a Deus na vida consagrada, seguindo os passos de Nosso Senhor Jesus Cristo ao jeito de São Francisco de Assis.

Agenda

Mais lidos

  • Semana

  • Mês

  • Todos