No fim de semana de 1 e 2 de dezembro, quando abríamos as portas do Advento para o Natal, o Centro Bíblico dos Capuchinhos acolheu, em Fátima, dois grupos diferentes de estudo e celebração.

Um sobre ESCRITOS DE SÃO FRANCISCO, organizado pela Família Franciscana Portuguesa e muito participado, em torno do Testamento de Santa Clara, por duas irmãs Clarissas de Monte Real, As Admonições de S. Francisco, por frei Fernando Alberto Cabecinhas e o Testamento de S. Francisco, por frei Lopes Morgado, ambos capuchinhos.

E outro, do ciclo mensal VIDA, BÍBLIA E LITURGIA, desta vez centrado no Caderno Bíblico nº 9, As narrativas da Infância, apresentado por frei Manuel Arantes em dois tempos e sistematizado por frei Lopes Morgado noutro tempo; Vem, Senhor! – O Ano litúrgico e os tempos de Advento e Natal, exposto por frei Lopes Morgado, concluindo com o seu PowerPoint “ADVENTO-NATAL – Caminhar na Esperança”; e o Natal de S. Francisco, em Greccio, com base em textos das Fontes Franciscanas, apresentados por frei José Luís Caetano, estudados em grupos e partilhados em plenário com apoio de frei Fernando Alberto. O frei Manuel Rito, guardião da Fraternidade de Fátima e responsável da Casa de Acolhimento, recebeu, acompanhou e apresentou os participantes, e foi respondendo aos problemas logísticos dos trabalhos aomesmo tempo que reportava os acontecimentos.

Os dois grupos convergiram, domingo, na oração litúrgica de Laudes e na celebração da Eucaristia, presidida por frei Fernando Alberto Cabecinhas, atual Presidente da Família Franciscana Portuguesa. Simbolizando a participação conjunta dos dois grupos, integraram a procissão de entrada o Cristo de São Damião e uma Bíblia. Por sua vez, a Liturgia da Palavra foi precedida pelo rito da Coroa do Advento deste Ano Missionário, publicada na revista Bíblica 379 (pp.31-35): acendeu-se a vela do I domingo, de cor verde, que representa o continente africano.

Agenda

Mais lidos

  • Semana

  • Mês

  • Todos