De 14 a 20 de Janeiro, os irmãos capuchinhos que constituem a Equipa da Missão Evangelizadora Itinerante (Fr. Manuel Arantes, Fr. José Luís e Fr. Fernando Alberto) estiveram em Arronches, para mais um programa de presença franciscana e de missão evangelizadora.

Ficaram alojados na casa das Irmãs de São José de Cluny, que noutros tempos tiveram aqui uma comunidade residente. Agora só mantêm a casa e uma presença pastoral de fim-de-semana, desde a comunidade de Monforte. Estas Irmãs também colaboraram ativamente nas atividades programadas, através da Ir. Gracinda Alberto e da Ir. Maria Vieira, que partilharam a casa e o dia-a-dia da missão com os frades capuchinhos.

Para além de Arronches, os missionários marcaram presença nas outras paróquias confiadas ao pároco, Pe. Fernando Farinha: Alegrete, Reguengo, Vale de cavalos, Mosteiros, Esperança e Degolados. Em Arronches o Fr. Manuel Arantes orientou um curso bíblico sobre São Lucas, o evangelista do ano litúrgico e “da missão”; e em Alegrete o Fr. José Luís orientou o curso base de iniciação à Bíblia. Tanto num como no outro lado, participaram um pouco mais de 20 pessoas, quase só mulheres. Em todas as paróquias visitaram-se os doentes e idosos nas casas e fez-se a celebração da Eucaristia nos Lares de Idosos, com a administração do sacramento da Unção dos Enfermos. Os missionários desenvolveram ainda um programa de presença junto dos jovens, em todas as turmas de alunos do Centro Escolar Nossa Senhora da Luz, em Arronches, e na catequese das paróquias de Arronches e da Esperança. No variado programa desenvolvido lembrou-se o Ano Missionário em curso, promoveu-se a consciência da missão, apresentaram-se as figuras carismáticas de São Francisco de Assis e da Ir. Ana Maria Javouhey, deixou-se o testemunho pessoal de vocação e missão, desenvolveu-se a pastoral da proximidade, cuidou-se a parte celebrativa e sacramental e promoveu-se o gosto pela Palavra de Deus.

A terminar esta presença de missão evangelizadora, os missionários marcaram presença em todas as celebrações dominicais nas paróquias já referidas, nas quais se lembrou a importância que a Bíblia deve merecer na vida dos cristãos. Em Alegrete e em Arronches esta celebração foi enriquecida com alguns elementos apropriados, de entre os recomendados para a celebração do “Domingo da Bíblia”.

Agenda

Últimas notícias

Mais lidos

  • Semana

  • Mês

  • Todos