Desde 1980, o Movimento de Dinamização Bíblica organiza uma Festa à Palavra de Deus, em Fátima, após a caminhada de reflexão e celebração, nos grupos bíblicos e nas comunidades cristãs, sobre o tema lançado na Semana Bíblica Nacional anterior.

O tema deste ano, celebrado em 24 de junho, era: “das aparições à Revelação” e foi escolhido no contexto da celebração do 1º Centenário das Aparições de Fátima, em 2017.

A Igreja portuguesa, e sobretudo o Santuário de Fátima, não podia ficar alheia a este acontecimento. Por isso, aquele Centenário foi celebrado com muitas ações litúrgicas, conferências, simpósios, semanas de reflexão, alcançando o seu ponto alto, no dia 12 e 13 de maio de 2017, com a presença do Papa Francisco.

Também o Movimento Nacional de Dinamização Bíblica e os Franciscanos Capuchinhos de Portugal não podiam passar ao lado desse acontecimento, ajudando os cristãos a distinguir aparições de Revelação, a Palavra de Deus e as devoções, visões e aparições…

 

E FOI MANHÃ… E TARDE

A Festa da Palavra realizou-se no dia 24 de junho, no Centro Pastoral de Paulo VI, a partir das 9:45, com apresentação solene da Bíblia pelo grupo coral bíblico de Lijó, Barcelos, dando ao resto do dia um tom de festa e de beleza.

Após a chamada dos grupos presentes, o ministro provincial dos franciscanos capuchinhos, frei Fernando Alberto, com palavras franciscanas e amigas deu as boas-vindas a todos e informou as pessoas presentes sobre o estilo de vida dos Franciscanos Capuchinhos, a sua opção pelo apostolado bíblico e as suas diversas atividades, aqui em Portugal, como em Timor Leste e Angola.

Em seguida foram desfilando as ações previstas no programa: um powerpoint com as atividades bíblicas de 2017/2018, preparado pelo Secretariado Nacional de Dinamização Bíblica; Senhora do Almortão, pelo Grupo do Tramagal/Abrantes, que homenageou o sr. Geirinhas, “homem do adufe” e seu nonagenário animador, falecido este ano; das aparições à Revelação, pelo SBAL/Lisboa; Ave-Maria, grupo bíblico do Amial/Porto; As sete palavras de Maria, Portela/Tentúgal; Canções da nossa terra, secretariado bíblico de Guimarães; Canções a Nossa Senhora, padroeira de Alcains, pelo grupo bíblico de Alcains/Castelo Branco; Maria Peregrina, grupo de Samora Correia; A visão dos jovens sobre aparições e Revelação, pela JOBIFRAN; Aparições, visões, revelações… e confusões, Famalicão da Nazaré; Revelação do nosso Deus, em Jesus Cristo, Baixa da Banheira/Barreiro. No fim, os Capuchinhos presentes subiram ao palco para agradecer a todos a sua presença e encenações e cantar canções de Timor Leste e Portugal, com sabor Franciscano.

O dia terminou com uma Eucaristia solene, na Basílica da Santíssima Trindade, presidida por frei Fernando Alberto, concelebrada por vários sacerdotes, animada pelo frei Acílio Dias Mendes e cantada pelo grupo coral da Imaculada, da nossa igreja do Amial/Porto e de Areias/ Santo Tirso, dirigido por João Teixeira.

 

Para ouvir

Agenda

Mais lidos

  • Semana

  • Mês

  • Todos