Vinte novos Ministros Provinciais e Custódios tiveram a oportunidade, também este ano, de se encontrar na escola de fraternidade. O encontro, realizado em Roma, no nosso Colégio Internacional “São Lourenço de Brindes”, de 23 a 30 de junho de 2019, pode ser descrito justamente como um encontro de fraternidade.

  • Fraternidade é encontro;
  • Fraternidade é alegria de partilhar;
  • Fraternidade é espírito de comunhão;
  • Fraternidade é escuta recíproca;
  • Fraternidade é alegria de se encontrar;
  • Fraternidade é desejo de melhorar;
  • Fraternidade é amor pelo serviço de uns aos outros;
  • Fraternidade é oração.

São estas as características que marcaram os dias vividos pelos novos Ministros Provinciais e Custódios, juntamente com o Ministro Geral, Fr. Roberto Genuin, e os membros do Conselho, os quais animaram com a sua presença e a sua palavra cada momento do encontro.

Foram estes os participantes: Adonis Soa Tsiarifly Lalao (Prov. de Magadascar), Augustine Mwape (Cust. da Zâmbia), Denis Baptist Fernandes (Cust. do Japão), Dismas Tomaštík (Prov. da República Tcheca), Filippo Betzu (Prov. da Sardenha e Córsega), Jean Miguina (Cust. do Chade), John Alwyn Dias (Prov. de Karnataka – Índia), Joseph Alexander Vazhakkoottathl (Cust. de Prem Jyoti – Índia), Luigi Saladdino (Prov. de Messina), Łukasz Woźniak (Prov. de Varsóvia), Michael Teng (Cust. da Malásia-Singapura), Miguel Angel Ariz Larumbe (Prov. do Chile), Norbert Pšenčík (Prov. da Eslováquia), Pietro Giarracca (Prov. de Siracusa), Ramon Negron (Cust. de Porto Rico), Sathia Innasi (Prov. de Tamil Nadu do Sul – Índia), Sergio Lorenzini (Prov. das Marcas), Solomon Joseph Pazhampasseril (Prov. de St. Francis – Kerala – Índia), Stephen Jairaj (Prov. de Pavanatma – Kerala do Norte – Índia), Selestinus Manalu (Prov. de Medan – Indonésia).

Dias muito intensos, bem como participados e animados, em espírito de fraternidade. Nestes dias encontraram espaço várias temáticas: da Carta programática do Ministro Geral à questão económica, das questões estritamente jurídicas às indicações para as causas dos santos, até ao conhecimento direto da Família Franciscana em suas faces (OFS, JUFRA e MiniJUFRA).

Mas diversos foram os momentos de conhecimento direto com a realidade da Ordem. Intensa e ativamente participada foi a visita à Cúria Geral, bem como às várias realidades do Colégio Internacional (Museu, Biblioteca, Arquivo Histórico), até o momento forte da visita a Assis de 29 a 30 pela tarde.

O desejo que expressamos é que o espírito que animou os Ministros e Custódios estes dias seja transmitido e vivido nas nossas realidades fraternas, para experimentar sempre mais a beleza de uma fraternidade como forma de testemunho para a Igreja e para o mundo.

Agenda

Mais lidos

  • Semana

  • Mês

  • Todos