No dia 2 de Abril de 2019, em Viseu, decorreu mais um encontro do pessoal auxiliar dos Capuchinhos em Portugal. Vieram da Baixa da Banheira, de Lisboa, de Fátima, do Porto e da Difusora Bíblica acompanhados por irmãos capuchinhos dessas fraternidades. Esteve presente também o ministro Provincial dos Capuchinhos, frei Fernando Alberto Pedrosa Cabecinhas.

Pelas 10h30, começaram a chegar à Igreja dos Terceiros de S. Francisco, sendo acolhidos pelos irmãos Franciscanos Conventuais aí residentes.

Pelas 11h00, celebrou-se a Eucaristia participada por todos e animada musicalmente pelo Frei Fernando Alberto.

Depois de admirar a beleza artística desta igreja do século XVIII, situada num parque frondoso no centro da cidade, com uma monumental escadaria, dirigimo-nos para um restaurante local onde se conviveu alegremente e comeu bem.

De tarde foi a vez de visitar o Museu Grão Vasco, instalado no antigo paço episcopal, um edifício sólido feito em granito, situado junto à Sé, e admirar uma exposição temporária de retratos com peças vindas de vários museus nacionais, e os verdadeiros ícones desse museu, os belíssimos e grandes quadros de Vasco Fernandes.

Depois de uma visita à Sé Catedral, onde recordámos o nosso bispo já falecido, Dom frei António Monteiro, foi a altura de nos despedirmos.

Um dia bem passado que esperemos possa voltar a acontecer pois, como disse o nosso ministro provincial no final da Eucaristia, temos o dever de pagar o justo salário aos nossos funcionários, mas também de lhes transmitir o nosso espírito franciscano de sã convivência, e estes encontros, embora aconteçam apenas uma vez por ano, ajudam a criar esse clima de amizade.

Mais lidos

  • Semana

  • Mês

  • Todos