Dossier para o Ano da Fé

dossier_ano_da_fe_320

No passado dia 11, o Santo Padre abriu em Roma o Ano da Fé. Com ele, Bento XVI pretende celebrar os 50 anos do Concílio Ecuménico Vaticano II, aberto nessa data em 1962, e os 20 anos do Catecismo da Igreja Católica. Mas, sobretudo, deseja que os católicos se reencontrem com os fundamentos da sua fé, a assumam na profissão do Credo, a celebrem e a transmitam ao mundo com o testemunho da sua vida crente.

Não por coincidência, decorre também neste momento no Vaticano o Sínodo dos Bispos sobre a Nova Evangelização e a Transmissão da Fé Cristã.

Na carta apostólica enviada à Igreja a 6 de Janeiro de 1911, sobre A Porta da Fé, o papa já tinha deixado claro que «a Porta da Fé, que introduz na vida de comunhão com Deus e permite a entrada na Igreja, está sempre aberta para nós»; e que «atravessar esta Porta implica embrenhar-se num caminho que dura a vida inteira», desde o batismo até à passagem para a vida eterna (nº 1). Por isso, o Ano da Fé propõe-nos aderir cada vez mais à pessoa de Cristo até nos identificarmos com Ele e anunciar de forma renovada a sua mensagem.

Neste dossiê, poderá encontrar alguns apoios para isso.

» O anúncio do Papa

» "A Porta da Fé", Bento XVI

» Homilia proferida na missa de abertura do Ano da Fé, Bento XVI (11.10.2012)

» Verdades de fé no mundo original da Bíblia, José Augusto Ramos, Prof. Universidade de Lisboa

» A fé vem da Palavra, Herculano Alves, OFMCap.

» Crer em tempos de descrença, Domingo Montero, OFMCap.

» “Alarga o espaço da tua tenda”, Manuel Rito, OFMCap.

» “Senhor, a quem iremos?”, Abílio Pina Ribeiro, Claretiano

» Testemunhas da Fé, Acílio Mendes, OFMCap.

» Creio... na fé dos Pais, Lopes Morgado, OFMCap.

 

 

CREDO, DOMINE

Hino para o Ano da Fé