Ordem Franciscana Secular

«Também os homens casados lhes diziam:
Temos esposas que não podem ser abandonadas.
Ensinai-nos, pois, um caminho
que possa levar à salvação.

E os irmãos fundaram com eles uma Ordem,
que se chama Ordem dos Penitentes,
e fizeram com que o Sumo Pontífice
a confirmasse»
(AP 41).

O primitivo nome da Ordem Franciscana Secular, foi o de Irmãos e Irmãs da Penitência; nos fins do século XIII começou a prevalecer a designação de Ordem Terceira de S. Francisco de Assis, nome que, na Regra de Paulo VI, promulgada em 24 de Junho de 1978, foi mudado para Ordem Franciscana Secular.

A Ordem Franciscana Secular nasceu num tempo em que o movimento dos Penitentes sobressaía largamente na Igreja. Os frades menores, nas suas missões por toda a Europa, fundaram Ordens Terceiras para viverem a «forma de vida» que lhes deu Francisco. Foi assim que nasceu a Ordem dos Irmãos e Irmãs da Penitência.

Os Franciscanos Seculares constituem uma verdadeira Ordem na Igreja. Não formam um mero movimento ou associação qualquer. A Ordem Franciscana Secular (OFS) é uma ordem reconhecida como tal pela Igreja, com forma de vida, chamada Regra, e estatutos aprovados pela Santa Sé. Como tal, ela é acolhida e aceite pela Igreja em todo o mundo.

A OFS é constituída por Fraternidades abertas a todos os cristãos seculares. Nelas há lugar para jovens, para casados, viúvos e celibatários no mundo; para clérigos e leigos; para todas as classes sociais, todas as profissões, para todas as raças; para homens e mulheres. Há lugar para todos porque se procura viver segundo o Santo Evangelho.

Para conhecer melhor a OFS …. http://www.ofs.pt/

Beata Teresa Manganiello

thumb_beata_teresa_manganiello

No dia 22 de Maio foi beatificada Teresa Manganiello, da Ordem Terceira Franciscana, que se destacou pelo serviço humilde e pelo  amor ao próximo.

Santa Isabel da Hungria

thumb_isabel_hungria

Filha de André II, rei da Hungria, Isabel nasceu em 1207. Ainda jovem foi dada em matrimónio a Luís IV, de quem teve 3 filhos. Morreu em Marburgo no dia 17 de Novembro de 1231.