JUFRA - Juventude Franciscana

Jufra é o nome resultante da abreviatura de Juventude Franciscana. Trata-se de uma organização de cariz religioso, católica, que se destina a jovens que desejam seguir o Evangelho de Jesus Cristo tendo como exemplo S. Francisco de Assis.

A Jufra nasceu da Ordem Franciscana Secular em 1950 porque era necessário criar um espaço jovem dentro da família franciscana. A Jufra só existe se ligada à OFS; na verdade a Jufra faz parte da OFS, e conta ainda com a colaboração das outras ordens franciscanas.

Assim como na OFS, os integrantes da Jufra, os jufristas, não precisam viver em mosteiros, conventos ou claustros. Devem, por vocação e escolha, viver normalmente entre as outras pessoas( ou no Século, como se diz) e podendo casar e ter filhos. Porém, o jufrista deve procurar viver em obediência ao Evangelho, como o fez São Francisco.

Ser jufrista significa ser exemplo de vida para o mundo, ser filho e servo de Deus, ser cristão com todas as forças. A Jufra é uma escola de espiritualidade para os jovens e para o mundo; ela prepara seus integrantes para a vida fora da Igreja, segundo a palavra de Jesus Cristo e o exemplo de Francisco de Assis.

Como em toda a família franciscana, o jufrista recebe o nome de irmão e cumprimenta aos outros membros da família com a saudação "PAZ E BEM". A comunidade Jufra recebe o nome de fraternidade e para ser jufrista é necessário que o candidato frequente uma fraternidade por, pelo menos, dois anos; com uma assiduidade mínima decidida pela fraternidade. Cumprida esta exigência, ele participa de um encontro que termina com o ritual de entrada na família franciscana; para ser membro perpétuo da família, ele deve passar por mais dois encontros de formação, no mínimo; cada encontro tem um tema específico e exige um crescimento interior maior que o anterior para ser vivenciado.

A Jufra divide-se em três etapas, divididas de acordo com a idade; a primeira é chamada de micro-Jufra e abriga irmãos entre os 9 e os 12 anos; a segunda (ou mini-Jufra) recebe os jovens entre os 12 e os 15 anos; a Jufra propriamente dita acolhe jovens dos 15 até aos 30 anos. Cada etapa tem seu processo de formação específico e sempre complementar. Ao final da formação da Jufra o irmão professa seus votos de Pobreza, Castidade e Obediência na OFS.

O jufrista deve ter presença activa na sua comunidade e, pelo seu exemplo, dar testemunho de Fé. Deve ainda praticar a caridade e a humildade, realizando trabalhos de assistência material, espiritual e fraterna aos mais necessitados.

Para conhecer melhor a JUFRA …. https://www.facebook.com/jufraofs.portugal