JOBIFRAN - Jovens Biblico Franciscanos

Os quatro pilares, ou linhas orientadoras, da JOBIFRAN são:

Palavra, Oração, Ação e Amizade, tendo por lema

“Viver a anunciar o Evangelho de Jesus Cristo,

segundo o ideal de S. Francisco de Assis,

caminhando em grupo”.

 

 

Nos nossos dias, e em meio a tantas propostas que a sociedade nos serve e que pretende ocupar o nosso tempo livre, é cada vez mais difícil encontrar jovens que, depois do seu percurso catequético, tenham vontade de se reunir em grupo para debater questões várias à luz do Evangelho e seguindo o ideal de S. Francisco de Assis. No entanto, esses grupos existem, e, para além de se juntarem nas suas paróquias, decidiram ir ao encontro de outros grupos que partilhem o mesmo ideal. E, assim, nasceu, há cerca de 25 anos, o Movimento JOBIFRAN (Jovens Bíblico Franciscanos). 

Muito tempo passou desde a criação do movimento e muitos são os jovens que já por lá passaram à procura de respostas para os seus anseios, de desafios para os seus corações, de mais Fé para lhes encher a alma. Muitos são aqueles que, mesmo tendo saído há muito do movimento e tendo uma vida bem diferente, afirmam ter no seu íntimo uma marca indelével deixada pelo espírito franciscano que se vive no JOBIFRAN.

Mas perguntarão: em que consiste o JOBIFRAN? O que implica fazer parte de tal movimento?

Cada grupo, pertencendo ao movimento, é, antes de mais, um grupo que pertence a uma paróquia e que deve ser reconhecido pelo pároco. São grupos totalmente inseridos na vida comunitária. Respeitada essa condição, o grupo pode fazer parte do JOBIFRAN, sendo previamente visitado pelo Conselho Central para acolhimento no seio do movimento. Temos atualmente 8 grupos situados na Régua, Barcelos, Gondifelos (Famalicão), dois grupos de Alfena (Porto), outros dois de Coimbra e um do Carregal do Sal, totalizando cerca de 120 jovens.

Em algumas alturas do ano, os grupos são então convidados a juntarem-se para alguns eventos. Neste momento, esses encontros são: o retiro, a experiência radical, o dia nacional, o Encontro Nacional dos Grupos Bíblicos, o Acampamento, a Peregrinação franciscana e a Assembleia anual.

O movimento rege-se por quatro pilares, ou linhas orientadoras, que são: Palavra, Oração, Ação e Amizade, tendo por lema “Viver a anunciar o Evangelho de Jesus Cristo, segundo o ideal de S. Francisco de Assis, caminhando em grupo”.

Mas, por muito que se tente aqui explicar a essência do JOBIFRAN, tal será difícil ou mesmo impossível, pois, como muitos jovens dizem: “O Jobifran não se explica, sente-se”. Por isso, para quem nos quiser conhecer melhor, nada melhor que nos visitar e fazer a experiência do que é ser jobifrista. Fica o desafio.

Filipe Moreira

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

Para conhecer melhor a JOBIFRAN…  https://www.facebook.com/jobifran