Espirito de Assis

No dia 27 de Outubro 2011, Bento XVI foi como peregrino até Assis, a cidade de S. Francisco, símbolo de fraternidade e de paz, para se encontrar com cristãos de outras confissões e representantes de várias tradições religiosas do mundo. Uma Jornada de reflexão, diálogo e oração pela paz e a justiça no mundo.

Essa Jornada teve como tema "Peregrinos da Verdade, Peregrinos da Paz" e destinou-se a comemorar e actualizar o espírito do 25º aniversário da Jornada de Oração pela Paz promovida pelo Beato João Paulo II em 27 de Outubro de 1986. Foi a primeira vez que um Papa se encontrou, pela primeira vez, com representantes de várias religiões para rezar pela paz; e o espírito gerado nesse Encontro ficou a chamar-se "Espírito de Assis".

Encontrar-se pela Paz e Unidade

thumb_encontro_2002Transcrevemos aqui um breve mas maravilhoso texto do Cardeal Roger Etchegaray justificando o encontro inter-religioso de 2002 convocado por João Paulo II.

20 anos de caminho a percorrer

thumb_sao_francisco_arco_irisFrei Isidro Lamelas, OFM, escreveu em 2006 um belissimo texto por ocasião do 20º aniversário do encontro inter-religioso, e que aqui transcrevemos.

Bento XVI (2 Setembro 2006)

thumb_bento_xvi_20_aniversarioMensagem do Papa Bento XVI no 20º aniversário do Encontro Inter-religioso pela Paz convocado por João Paulo II. Castelgandolfo, 2 de Setembro de 2006.

Decálogo da OFS para a Paz

thumb_2011_decalogo_ofs_para_a_pazO Decálogo foi feito pelos Dez Grupos que reflectiram a Mensagem de Bento XVI para o Dia Mundial da Paz de 2011 no Encontro/Retiro da OFS Nacional em Março de 2011.

Encontro Inter-religioso Assis

thumb_encontro_intereligioso_assisNo dia 27 de Outubro de 2011, Bento XVI irá como peregrino à cidade de São Francisco, para participar numa jornada de reflexão, diálogo e oração pela paz e a justiça.

Carta à Família Franciscana

thumb_2011_carta_conf_fam_franCarta dos Ministros Gerais da Conferência da Família Franciscana a todas as irmãs e irmãos da Família Franciscana, a propósito do 25º aniversário do encontro de 27.10.1986.

CÂNTICOS

Hino "Arco Íris de Paz"

Com letra (ver partitura) de Lopes Morgado, OFMCap., e música (mp3) de Acílio Mendes, OFMCap.

 

Cânticos diversos

Ao longo das Orações e Celebrações aqui publicadas são sugeridos cânticos que poderá não conhecer. Oferecemos-lhe, aqui, a sua partitura completa, para o caso de querer aprendê-los ou ensaiá-los a um grupo coral ou a toda a assembleia. Eis alguns dos cânticos: Cântico das Criaturas (paráfrase); Cântico do Irmão Sol; Instrumento de Paz; Instrumento de Paz (paráfrase); Paz e Bem; Paz et Bonum; Ubi Deus, ibi Pax; Subamos para Assis; Dá-nos, Senhor, o teu Espírito; Envia, Senhor o teu Espírito; Enviai sobre nós, Senhor.