A Bíblia responde

categoria_biblia_respondeSendo um livro vivamente aconselhado a todos os cristãos, a Bíblia não é de leitura fácil. Enquanto escritura “sagrada”, exige uma certa maturidade humana e cristã para ler alguns passos sem estranhar a sua linguagem e os factos que, noutro livro, seriam desaconselhados por eventualmente chocantes.

Isto deve-se ao facto de ter sido escrita em géneros literários, em contextos culturais e religiosos e em modos de pensar muito diferentes dos nossos, ao longo de vários séculos, cobrindo gerações com vivências, problemas, perspectivas sobre a vida, a morte e a imortalidade muito díspares entre si. Ora, para entender tantos contextos, questionamentos e linguagens; para captar a mensagem que através desses meios humanos Deus quis transmitir então ao seu povo e nos quer transmitir hoje, é preciso uma sólida preparação teórica ao alcance de poucos.

Mas, embora a Bíblia não tenha sido escrita propriamente para dar respostas e receitas casuísticas, muito menos o foi para deixar dúvidas e confusões no leitor. Por isso, nesta secção propomos o estudo das páginas mais importantes ou difíceis da Bíblia, sempre a partir de uma pergunta.

Quem responde é Ariel Álvarez Valdés, argentino, doutorado em Sagrada Escritura pela Universidade Pontifícia de Salamanca. De linguagem acessível, quase jornalística, o autor alarga os textos a outros contextos e temas paralelos, dando sempre uma visão mais ampla do que a sugerida pela pergunta inicial. E colhe neles a mensagem mais oportuna para hoje, sem (n)os manipular.

Porque mataram João Baptista?

thumb_porque_mataram_joao_baptista

A morte de João Baptista, durante uma trágica festa de aniversário, é uma das mais conhecidas da história. Mas, o relato feito pelos Evangelhos, será histórico?…

Jesus Cristo era Sacerdote?

thumb_jesus_cristo_era_sacerdote

Os sacerdotes da Igreja Católica dizem que são sacerdotes como Jesus Cristo. Mas, donde tiram a ideia de que Ele era sacerdote? Nos Evangelhos nada se diz…

Quem descobriu o túmulo vazio?

thumb_quem_descobriu_o_tumulo_vazio_de_jesus

Os quatro Evangelhos afirmam que foram mulheres as primeiras a descobrir o túmulo vazio de Jesus. Porém, cada um apresenta uma versão diferente dos factos.