Nm 9

Da wiki Biblia Online
Ir para: navegação, pesquisa

Celebração da Páscoa no Sinai (Ex 12,1-14) – 1O SENHOR falou a Moisés no deserto do Sinai, no segundo ano após a saída da terra do Egipto, no primeiro mês, dizendo: 2«Celebrem os filhos de Israel a Páscoa no tempo devido. 3No décimo quarto dia deste mês, ao entardecer, a celebrareis no tempo devido; de acordo com todos os preceitos e determinações a celebrareis.»

4Moisés falou aos filhos de Israel para celebrarem a Páscoa. 5E eles celebraram a Páscoa no décimo quarto dia do primeiro mês, ao entardecer, no deserto do Sinai; conforme tudo o que o SENHOR tinha ordenado a Moisés, assim fizeram os filhos de Israel.

6Houve, porém, alguns homens que estavam impuros por terem tocado num cadáver humano e não puderam celebrar a Páscoa. Apresentaram-se nesse mesmo dia a Moisés e a Aarão 7e disseram-lhes esses homens: «Nós estamos impuros por termos tocado num cadáver humano; porque havíamos de ser impedidos de apresentar a oferta ao SENHOR, no tempo devido, juntamente com os filhos de Israel?» 8Disse-lhes Moisés: «Esperai aí e eu vou ouvir o que ordena o SENHOR a vosso respeito.»

9Então o SENHOR disse a Moisés: 10«Fala aos filhos de Israel: ‘Qualquer um de vós ou dos vossos descendentes que estiver impuro por ter tocado num cadáver ou por andar longe de vós, celebrará a Páscoa do SENHOR; 11no segundo mês, no décimo quarto dia do mês, entre as duas tardes, a celebrareis; com pães ázimos e ervas amargas a comereis. 12Nada dela restará até de manhã; não quebra-reis qualquer osso; conforme a lei da Páscoa a celebrareis. 13Quem, estando puro e não andar em viagem, deixar de celebrar a Páscoa, será eliminado do meu povo, porque não apresentou a oferta ao SENHOR no tempo devido; esse homem suportará as consequências do seu pecado. 14E quando um estrangeiro habitar convosco celebrará a Páscoa do SENHOR; conforme os preceitos e costumes a celebrará. Haverá uma só lei para vós, para o estrangeiro e para o natural do país.»


A nuvem sobre o tabernáculo (Ex 13,21-22; 40,34-38) – 15No dia em que levantaram o tabernáculo, a nuvem cobria o tabernáculo; de tarde estava sobre a tenda do testemunho e parava sobre o tabernáculo, como que em forma de fogo, até de manhã. 16Assim sucedia sempre. A nuvem cobria-o de dia e, de noite, era em forma de fogo. 17Sempre que a nuvem se elevava acima da tenda, logo os filhos de Israel partiam e, no lugar onde parava a nuvem, aí acampavam os filhos de Israel. 18À ordem do SENHOR, partiam os filhos de Israel e, à ordem do SENHOR, acampavam.

Todas as vezes que a nuvem parava sobre o tabernáculo, eles acampavam. 19Quando a nuvem se estendia muito tempo sobre o tabernáculo, os filhos de Israel montavam a guarda do SENHOR e não partiam. 20Se a nuvem ficava pouco tempo sobre o tabernáculo, por ordem do SENHOR acampavam e, por ordem do SENHOR, partiam. 21Por vezes a nuvem parava de tarde até de manhã; se a nuvem se levantava pela manhã, também eles partiam; ou a nuvem ficava um dia e uma noite e, quando se levantava, eles partiam. 22Ou dois dias, ou um mês, ou um ano, enquanto a nuvem repousava sobre o tabernáculo, os filhos de Israel acampavam e não partiam mas, quando ela se elevava, partiam. 23À ordem do SENHOR acampavam e à ordem do SENHOR partiam. Montavam a guarda do SENHOR, segundo ordem recebida do SENHOR através de Moisés.



Capítulos

Nm 1 Nm 2 Nm 3 Nm 4 Nm 5 Nm 6 Nm 7 Nm 8 Nm 9 Nm 10 Nm 11 Nm 12 Nm 13 Nm 14 Nm 15 Nm 16 Nm 17 Nm 18 Nm 19 Nm 20 Nm 21 Nm 22 Nm 23 Nm 24 Nm 25 Nm 26 Nm 27 Nm 28 Nm 29 Nm 30 Nm 31 Nm 32 Nm 33 Nm 34 Nm 35 Nm 36