Nm 33

Da wiki Biblia Online
Ir para: navegação, pesquisa

Itinerário do Êxodo (Ex 13, 17-14,14; 15,22-27) – 1Estes são os itinerários dos filhos de Israel, desde que saíram do país do Egipto, segundo os seus destacamentos, sob a direcção de Moisés e de Aarão. 2Moisés registou as suas partidas e as suas paragens, de acordo com a ordem do SENHOR. Essas etapas são as seguintes, conforme as suas partidas: 3partiram de Ramessés no décimo quinto dia do primeiro mês, no dia a seguir à Páscoa; os filhos de Israel saíram de mãos levantadas, à vista de todos os egípcios. 4Os egípcios estavam a enterrar os que o SENHOR tinha matado de entre eles, todos os primogénitos, pois, contra os deuses deles o SENHOR tinha exercido a sua justiça.

5Os filhos de Israel partiram de Ramessés e acamparam em Sucot. 6Partiram de Sucot e acamparam em Etam, que está nos confins do deserto. 7Partiram de Etam, rodeando Pi-Hairot, que fica em frente a Baal--Safon, e acamparam diante de Migdol. 8Partiram de Pi-Hairot, atravessaram o mar na direcção do deserto e, depois de três dias de marcha pelo deserto de Etam, acamparam em Mara. 9Partiram de Mara e chegaram a Elim, onde havia doze nascentes de água e setenta palmeiras, tendo acampado ali. 10Partiram de Elim e acamparam perto do Mar dos Juncos. 11Partiram, novamente do Mar dos Juncos e acamparam no deserto de Sin. 12Partiram do deserto de Sin e acamparam em Dofca. 13Partiram de Dofca e acamparam em Alus. 14Partiram de Alus e acamparam em Refidim, onde o povo não encontrou água para beber. 15Partiram de Refidim e acamparam no deserto do Sinai.

16Partiram do deserto de Sinai e acamparam em Quibrot-Hataavá. 17Partiram de Quibrot-Hataavá e acamparam em Hacerot. 18Partiram de Hacerot e acamparam em Ritma. 19Partiram de Ritma e acamparam em Rimon-Peres. 20Partiram de Rimon--Peres e acamparam em Libna. 21Partiram de Libna e acamparam em Rissa. 22Partiram de Rissa e acamparam em Queelata. 23Partiram de Queelata e acamparam no monte Chéfer. 24Partiram do monte Chéfer e acamparam em Harada. 25Partiram de Harada e acamparam em Maquelot. 26Partiram de Maquelot e acamparam em Taat. 27Partiram de Taat e acamparam em Taré. 28Partiram de Taré e acamparam em Mitca. 29Partiram de Mitca e acamparam em Hasmona. 30Partiram de Hasmona e acamparam em Mosserot. 31Partiram de Mosserot e acamparam em Bené--Jaacan. 32Partiram de Bené-Jaacan e acamparam em Hor-Guidgad. 33Partiram de Hor-Guidgad e acamparam em Jotbatá. 34Partiram de Jotbatá e acamparam em Abrona. 35Partiram de Abrona e acamparam em Ecion-Guéber. 36Partiram de Ecion-Guéber e acamparam no deserto de Cin, isto é, em Cadés. 37Partiram de Cadés e acamparam no monte Hor, na extremidade do país de Edom.

38O sacerdote Aarão subiu a esse monte, por ordem do SENHOR, e ali morreu, no quadragésimo ano após a saída dos israelitas do país do Egipto, no primeiro dia do quinto mês. 39Aarão tinha cento e vinte três anos quando morreu no monte Hor. 40Foi então que o rei cananeu de Arad, que vivia ao sul do país de Canaã, soube da chegada dos filhos de Israel. 41Depois, partiram do monte Hor e acamparam em Salmona. 42Partiram de Salmona e acamparam em Punon. 43Partiram de Punon e acamparam em Obot. 44Partiram de Obot e acamparam em Ié-Abarim, na direcção das fronteiras de Moab. 45Partiram de Ié-Abarim e acamparam em Dibon-Gad. 46Partiram de Dibon-Gad e acamparam em Almon-Diblataim. 47Partiram de Almon-Diblataim e acamparam entre os montes Abarim, diante do Nebo. 48Partiram dos montes Abarim e acamparam nas planícies de Moab, junto do Jordão, em frente de Jericó. 49Acamparam junto do Jordão desde Bet-Haiechimot até Abel-Chitim, nas planícies de Moab.


Ordem para expulsão dos cananeus50O SENHOR disse a Moisés, nas planícies de Moab, junto do Jordão, em Jericó: 51«Fala aos filhos de Israel: ‘Como ides passar o Jordão para a terra de Canãa, 52quando tiverdes expulsado diante de vós todos os habitantes desse país, destruíreis todos os ídolos, todas as estátuas de metal, devastareis todos os seus lugares altos. 53Conquistareis o país e estabelecer-vos-eis ali, porque é a vós que Eu o dou para o possuirdes.

54Repartireis o país por sorteio, entre as vossas famílias, dando, contudo, um património maior às mais numerosas e um património menor às menos numerosas, recebendo cada um o que lhe couber em sorte; é segundo as vossas tribos patriarcais que fareis essa repartição. 55Mas, se não expulsardes da vossa frente todos os habitantes do país, aqueles que tiverdes poupado serão como espinhos nos vossos olhos e como aguilhões nos vossos flancos; atormentar-vos-ão no território que ocupardes 56e Eu tratar-vos-ei a vós como tinha resolvido tratá-los a eles.’»



Capítulos

Nm 1 Nm 2 Nm 3 Nm 4 Nm 5 Nm 6 Nm 7 Nm 8 Nm 9 Nm 10 Nm 11 Nm 12 Nm 13 Nm 14 Nm 15 Nm 16 Nm 17 Nm 18 Nm 19 Nm 20 Nm 21 Nm 22 Nm 23 Nm 24 Nm 25 Nm 26 Nm 27 Nm 28 Nm 29 Nm 30 Nm 31 Nm 32 Nm 33 Nm 34 Nm 35 Nm 36