Nm 30

Da wiki Biblia Online
Ir para: navegação, pesquisa

Votos e promessas (Jz 11,29-40) – 1Moisés disse aos filhos de Israel tudo o que o SENHOR lhe ordenara. 2Moisés disse, pois, aos chefes das tribos dos filhos de Israel:

«Foi isto que o SENHOR ordenou:

3Quando um homem fizer um voto ao SENHOR ou fizer um juramento, impondo a si mesmo um compromisso, não faltará à sua palavra; faça tudo aquilo que disse. 4Quando uma mulher fizer um voto ao SENHOR e tomar um compromisso na casa de seu pai, durante a sua juventude, 5e seu pai tiver conhecimento do voto e do compromisso que ela se impôs e não se opuser, serão válidos todos os votos e compromissos que ela se impôs. 6Mas se o pai dela a desaprovar no dia em que tiver conhecimento disso, todos os votos e compromissos que ela se impôs serão inválidos e o SENHOR lhe perdoará, porque o pai a desaprovou. 7Se ela casar, estando obrigada a um voto ou a um compromisso que ela se impôs irreflectidamente saído dos seus lábios, 8quando o marido tiver conhecimento disso e não se opuser, serão válidos os votos e compromissos que ela se impôs. 9Mas se o marido dela, no dia em que tiver conhecimento disso, a desaprovar, quebrará o voto que ela se impôs e o compromisso irreflectido saído de seus lábios, que ela se impôs, e o SENHOR lhe perdoará.

10O voto de uma viúva ou de uma repudiada, qualquer compromisso que ela se impôs será válido para ela. 11Se já na casa do seu marido se impuser um voto ou um compromisso, sob juramento, 12e o marido tiver conhecimento disso e não se opuser, não a desaprovará e serão válidos todos os seus votos e todos os compromissos que se impôs. 13Mas se o marido os quebrar no dia em que disso tiver conhecimento, todos os votos saídos de seus lábios e todos os compromissos que se impôs serão inválidos; o marido dela os quebrou e o SENHOR lhe perdoará. 14Todos os votos e todos os juramentos que ela se tiver imposto para servir de penitência, o marido os poderá confirmar ou anular. 15Se o seu marido não se opuser de um dia até ao outro, serão válidos todos os seus votos ou todos os compromissos que ela se impôs, porque ele não se lhe opôs no dia em que disso teve conhecimento. 16E se os quebrar, depois que disso teve conhecimento, carregará a culpa dela.»

17Estas foram as normas que o SENHOR ordenou a Moisés para marido e sua mulher, para pai e sua filha, enquanto for solteira em casa de seu pai.



Capítulos

Nm 1 Nm 2 Nm 3 Nm 4 Nm 5 Nm 6 Nm 7 Nm 8 Nm 9 Nm 10 Nm 11 Nm 12 Nm 13 Nm 14 Nm 15 Nm 16 Nm 17 Nm 18 Nm 19 Nm 20 Nm 21 Nm 22 Nm 23 Nm 24 Nm 25 Nm 26 Nm 27 Nm 28 Nm 29 Nm 30 Nm 31 Nm 32 Nm 33 Nm 34 Nm 35 Nm 36