Nm 3

Da wiki Biblia Online
Ir para: navegação, pesquisa
OS LEVITAS


Os filhos de Aarão e deveres dos levitas (8,13-22; 1 Cr 24,1-31) – 1Estas são as gerações de Aarão e de Moisés, quando o SENHOR falou a Moisés no monte Sinai. 2São estes os nomes dos filhos de Aarão: Nadab, o primogénito, Abiú, Eleázar e Itamar. 3Estes são os nomes dos filhos de Aarão, sacerdotes ungidos, cujas mãos foram consagradas para exercer o sacerdócio. 4Nadab e Abiú morreram diante do SENHOR por terem apresentado um fogo profano em sua presença no deserto do Sinai; não tiveram filhos. Eleázar, porém, e Itamar exerceram o sacerdócio diante de Aarão, seu pai.

5O SENHOR falou a Moisés: 6«Manda aproximar a tribo de Levi e apresenta-a ao sacerdote Aarão para o ajudar. 7Cumprirão o seu ministério e o ministério de toda a comunidade diante da tenda da reunião, executando o serviço do tabernáculo. 8Cuidarão de todos os utensílios da tenda da reunião e do ministério dos filhos de Israel, executando o serviço do tabernáculo. 9Entregarás os levitas a Aarão e a seus filhos, dados a ele como dádiva dentre os filhos de Israel. 10Recomendarás a Aarão e a seus filhos que guardem o seu ministério sacerdotal; o estranho que se aproximar será morto.»

11O SENHOR falou a Moisés: 12«Eis que Eu tomei os levitas dentre os filhos de Israel em vez de todos os primogénitos, primícias da maternidade dos filhos de Israel. Os levitas serão para mim, 13porque todo o primogénito era meu quando Eu feri todos os primogénitos na terra do Egipto. Consagrei para mim todos os primogénitos de Israel, desde o homem até aos animais. Serão para mim. Eu sou o SENHOR.»


Recenseamento dos levitas (26, 57-65; 1 Cr 6,1-15) – 14O SENHOR falou a Moisés no deserto do Sinai: 15«Faz o recenseamento dos filhos de Levi segundo a casa de seus pais, segundo as suas famílias. Farás o recenseamento de todo o varão de um mês para cima.» 16E Moisés fez o recenseamento deles por ordem do SENHOR, conforme Ele tinha ordenado. 17Estes são os nomes dos filhos de Levi: Gérson, Queat e Merari. 18Estes são os nomes dos filhos de Gérson segundo as suas famílias: Libni e Chimei. 19Filhos de Queat segundo as suas famílias: Ameram e Jiçar, Hebron e Uziel. 20Filhos de Merari segundo as suas famílias: Maali e Muchi. São estas as famílias de Levi segundo a casa de seus pais.

21De Gérson descendem a família de Libni e a família de Chimei. Essas são as famílias dos gersonitas. 22Contados todos os varões de um mês para cima, foram recenseados sete mil e quinhentos. 23As famílias dos gersonitas deviam acampar atrás do tabernáculo, a ocidente. 24O príncipe da casa patriarcal dos gersonitas era Eliasaf, filho de Lael. 25Aos filhos de Gérson competia guardar na tenda da reunião a sua cobertura, o véu da entrada da tenda da reunião, 26as cortinas do átrio e a cortina da entrada do átrio, que está à volta do tabernáculo e do altar, bem como as cordas de todo o seu serviço.

27De Queat descendem a família de Ameram, a família de Jiçar, a família de Hebron e a família de Uziel. Estas são as famílias dos queatitas. 28O número de varões de um mês para cima foi de oito mil e seiscentos, encarregados de guardar o santuário. 29As famílias dos filhos de Queat deviam acampar ao lado do tabernáculo, a sul. 30O príncipe da casa patriarcal para as famílias de Queat era Elisafan, filho de Uziel. 31Competia--lhes guardar a Arca, a mesa, o candelabro, os altares e os utensílios sagrados que neles serviam, o véu e tudo o que estava ao seu serviço. 32O príncipe dos príncipes de Levi era Eleázar, filho do sacerdote Aarão, encarregado dos guardas da custódia do santuário. 33De Merari descendem a família de Maali e a família de Muchi; estas são as famílias de Merari. 34Contados todos os varões de um mês para cima, eram seis mil e duzentos. 35O príncipe da casa patriarcal, segundo as famílias de Merari, era Suriel, filho de Abiail; deviam acampar ao lado do tabernáculo, a norte. 36Aos filhos de Merari competia a guarda das tábuas do tabernáculo, as suas travessas, as suas colunas, os seus pedestais, todos os seus utensílios e todo o seu serviço, 37as colunas em volta do átrio e seus pedestais, os seus cravos e as suas cordas.

38Os que acampavam diante do tabernáculo, em frente, diante da tenda da reunião, a oriente, eram Moisés e Aarão e seus filhos; estavam encarregados da custódia do santuário para protecção dos filhos de Israel. O estranho que se aproximasse seria morto. 39Todos os recenseados de Levi que, por ordem do SENHOR, Moisés e Aarão registaram, segundo as suas famílias, todos os varões de um mês para cima, eram vinte e dois mil.


Resgate dos primogénitos40Disse o SENHOR a Moisés: «Faz o recenseamento de todos os primogénitos masculinos entre os filhos de Israel, de um mês para cima, e faz a relação dos seus nomes. 41Tomarás os levitas para mim – Eu sou o SENHOR – em vez de todos os primogénitos dos filhos de Israel, e os animais dos levitas em vez de todos os primogénitos dos animais dos filhos de Israel.

42E Moisés fez o recenseamento de todos os primogénitos dos filhos de Israel conforme lhe ordenara o SENHOR. 43Todos os primogénitos masculinos de um mês para cima, contados pelos seus nomes, eram vinte e dois mil duzentos e setenta e três.

44O SENHOR falou a Moisés: 45«Toma os levitas em vez de todos os primogénitos dos filhos de Israel e os animais dos levitas em vez dos seus animais. Os levitas serão para mim – Eu sou o SENHOR! 46Os duzentos e setenta e três primogénitos dos filhos de Israel, que excedem o número dos levitas, ficarão resgatados. 47Tomarás cinco siclos por cabeça, do siclo do santuário, contando vinte gueras por siclo. 48Darás esse dinheiro a Aarão e a seus filhos, como resgate dos que os excedem.» 49Moisés recolheu o dinheiro dos resgatados, que excediam os resgatados de Levi. 50Foi dos primogénitos dos filhos de Israel que recolheu esse dinheiro, mil trezentos e sessenta e cinco pelo siclo do santuário. 51E Moisés deu esse dinheiro de resgate a Aarão e a seus filhos, por ordem do SENHOR, conforme o SENHOR tinha ordenado a Moisés.



Capítulos

Nm 1 Nm 2 Nm 3 Nm 4 Nm 5 Nm 6 Nm 7 Nm 8 Nm 9 Nm 10 Nm 11 Nm 12 Nm 13 Nm 14 Nm 15 Nm 16 Nm 17 Nm 18 Nm 19 Nm 20 Nm 21 Nm 22 Nm 23 Nm 24 Nm 25 Nm 26 Nm 27 Nm 28 Nm 29 Nm 30 Nm 31 Nm 32 Nm 33 Nm 34 Nm 35 Nm 36