Nm 26

Da wiki Biblia Online
Ir para: navegação, pesquisa
NORMAS PARA A PARTILHA

DA TERRA PROMETIDA (26,1-36,13)


CÓDIGO SACERDOTAL


Novo recenseamento dos israelitas (1,1-46; Gn 46,8-27; 49, 2-28; Ex 1,1-6; Js 19,1-51; 1 Cr 4,1-8,40) – 1…o SENHOR disse a Moisés e a Eleázar, filho do sacerdote Aarão: 2«Fazei o recenseamento de toda a assembleia dos filhos de Israel, de vinte anos para cima, segundo a casa de seus pais, todos os que forem aptos para o exército em Israel.»

3Moisés e o sacerdote Eleázar falaram nas estepes de Moab, junto do Jordão, em Jericó, dizendo: 4«Contai os homens desde os vinte anos para cima, como o SENHOR mandara a Moisés.» E os filhos de Israel que saíram do Egipto eram:

5Rúben, primogénito de Jacob. Filhos de Rúben: de Henoc, a família dos henoquitas; de Palú, a família dos paluítas; 6de Hesron, a família dos hesronitas; de Carmi, a família dos carmitas. 7Estas são as famílias dos Rubenitas e foram contados quarenta e três mil setecentos e trinta. 8Filhos de Palú: Eliab. 9Filhos de Eliab: Nemuel, Datan e Abiram. Este Datan e este Abiram foram os que reuniram a assembleia que se insurgiu contra Moisés e contra Aarão com o grupo de Coré, quando eles se revoltaram contra o SENHOR. 10Mas a terra abriu-se e engoliu-os a eles e a Coré, morrendo o grupo, enquanto o fogo devorava duzentos e cinquenta homens. Isto serviu de exemplo, 11mas os filhos de Coré não morreram.

12Filhos de Simeão, segundo as suas famílias: de Nemuel, a família dos nemuelitas; de Jamin, a família dos jaminitas; de Jaquin, a família dos jaquinitas; 13de Zera, a família dos zeraítas; de Saul, a família dos saulitas. 14Estas são as famílias dos de Simeão: vinte e dois mil e duzentos.

15Filhos de Gad, segundo as suas famílias: de Sefon, a família dos sefonitas; de Hagui, a família dos haguitas; de Chuni, a família dos chunitas; 16de Ozeni, a família dos ozenitas; de Eri, a família dos eritas; 17de Arod, a família dos aroditas; de Areli, a família dos arelitas. 18Estas são as famílias dos filhos de Gad segundo os seus recenseamentos: quarenta mil e quinhentos.

19Filhos de Judá: Er e Ornan, mas Er e Ornan morreram na terra de Canaã. 20Outros filhos de Judá, segundo as suas famílias, são: de Chelá, a família dos chelanitas; de Peres, a família dos peresitas; de Zera, a família dos zeraítas. 21Os filhos de Peres são: de Hesron, a família dos hesronitas; de Hamul, a família dos hamulitas. 22Estas são as famílias de Judá segundo os seus recenseamentos: setenta e seis mil e quinhentos.

23Filhos de Issacar, segundo as suas famílias: de Tola, a família dos tolaítas; de Puvá, a família dos puvaítas; 24de Jassub, a família dos jassubitas; de Chimeron, a família dos chimeronitas. 25Estas são as famílias de Issacar segundo os seus recenseamentos: sessenta e quatro mil e trezentos.

26Filhos de Zabulão, segundo as suas famílias: de Séred, a família dos sereditas; de Elon, a família dos elonitas; de Jaliel, a família dos jalielitas. 27Estas são as famílias de Zabulão segundo os seus recenseamentos: sessenta mil e quinhentos.

28Filhos de José, segundo as suas famílias: Manassés e Efraim. 29Filhos de Manassés: de Maquir, a família dos maquiritas: Maquir gerou Guilead; de Guilead, a família dos guileaditas. 30Estes são os filhos de Guilead; de Iézer, a família dos iezeritas; de Hélec, a família dos helequitas; 31de Asseriel, a família dos asserielitas; de Siquém, a família dos siquemitas; 32de Chemidá, a família dos chemidaítas; de Héfer, a família dos heferitas. 33Selofad, filho de Héfer, não teve filhos mas apenas filhas. Os nomes das filhas de Selofad são: Maalá, Noa, Hogla, Milca e Tirça. 34Estas são as famílias de Manassés segundo os seus recenseamentos: cinquenta e dois mil e setecentos.

35Estes são os filhos de Efraim, segundo as suas famílias: de Chutela, a família dos chutelaítas; de Béquer, a família dos bequeritas; de Taan, a família dos taanitas. 36Estes são os filhos de Chutela: de Eran, a família dos eranitas. 37Estas são as famílias dos filhos de Efraim segundo os seus recenseamentos: trinta e dois mil e quinhentos. Estes são os filhos de José segundo as suas famílias.

38Filhos de Benjamim, segundo as suas famílias: de Bela, a família dos belaítas; de Asbel, a família dos asbelitas; de Airam, a família dos airamitas; 39de Chefufam, a família dos chefufamitas; de Hufam, a família dos hufamitas. 40Os filhos de Bela são: Ard e Naaman. De Ard, a família dos arditas; de Naaman, a família dos naamanitas. 41Estes são os filhos de Benjamim segundo as suas famílias e os seus recenseamentos: quarenta e cinco mil e seiscentos.

42Estes são os filhos de Dan, segundo as suas famílias: de Chuam, a família dos chuamitas. Estas são as famílias de Dan segundo as suas famílias. 43Todas as famílias dos chuamitas segundo os seus recenseamentos: sessenta e quatro mil e quatrocentos.

44Filhos de Aser, segundo as suas famílias: de Jimna, a família dos jimnitas; de Jisvi, a família dos jisvitas; de Beria, a família dos beritas. 45Filhos de Beria: de Héber, a família dos heberitas; de Malquiel, a família dos malquielitas. 46A filha de Aser chamava-se Sara. 47Estas são as famílias dos filhos de Aser segundo os seus recenseamentos: cinquenta e três mil e quatrocentos.

48Filhos de Neftali, segundo as suas famílias: de Jaciel, a família dos jacielitas; de Guni, a família dos gunitas; 49de Jécer, a família dos jeceritas; de Chilém, a família dos chilemitas. 50Estas são as famílias de Neftali segundo as suas famílias e os seus recenseamentos: quarenta e cinco mil e quatrocentos. 51Estes são os recenseados dos filhos de Israel: seiscentos e um mil setecentos e trinta.


Normas para a partilha da terra 52O SENHOR falou a Moisés, dizendo: 53«A estes será distribuída a terra em herança, segundo o número dos nomes. 54Aos mais numerosos aumentarás a sua herança; aos menos numerosos diminuirás a sua herança; a cada um será dada a sua herança conforme os recenseados. 55Todavia, a partilha da terra far-se-á por sortes; todos herdarão segundo os nomes das tribos de seus pais. 56Por sortes se fará a partilha da herança, tanto entre os mais numerosos como entre os menos numerosos.»


Recenseamento dos levitas (3,14-39; 1 Cr 6,1-15) – 57Estes são os recenseados de Levi segundo as suas famílias: de Gérson, a família dos gersonitas; de Queat, a família dos queatitas; de Merari, a família dos meraritas. 58Estas são as famílias de Levi: a família dos libnitas, a família dos hebronitas, a família dos malitas, a família dos muchitas, a família dos coreítas.

Queat gerou Ameram. 59A mulher de Ameram chamava-se Jocbed, filha de Levi, o qual a gerou no Egipto. Ela deu a Ameram: Aarão, Moisés e Maria, irmã deles. 60Nasceram a Aarão: Nadab e Abiú, Eleázar e Itamar. 61Nadab e Abiú morreram quando ofereciam um fogo profano ao SENHOR. 62Foram recenseados vinte e três mil levitas, todos masculinos, de um mês para cima, mas não foram recenseados entre os filhos de Israel, porque não lhes foi dada herança entre os filhos de Israel.

63Estes são os recenseados por Moisés e pelo sacerdote Eleázar, os quais recensearam os filhos de Israel nas estepes de Moab, junto do rio Jordão, diante de Jericó, 64e entre eles não se encontrava nenhum dos recenseados por Moisés e pelo sacerdote Aarão, os quais recensearam os filhos de Israel no deserto do Sinai. 65É que o SENHOR tinha-lhes dito que morreriam no deserto e nenhum deles herdaria, a não ser Caleb, filho de Jefuné, e Josué, filho de Nun.



Capítulos

Nm 1 Nm 2 Nm 3 Nm 4 Nm 5 Nm 6 Nm 7 Nm 8 Nm 9 Nm 10 Nm 11 Nm 12 Nm 13 Nm 14 Nm 15 Nm 16 Nm 17 Nm 18 Nm 19 Nm 20 Nm 21 Nm 22 Nm 23 Nm 24 Nm 25 Nm 26 Nm 27 Nm 28 Nm 29 Nm 30 Nm 31 Nm 32 Nm 33 Nm 34 Nm 35 Nm 36