Nm 15

Da wiki Biblia Online
Ir para: navegação, pesquisa

Oblações para os sacrifícios (Lv 1,1-17; 2,1-16) – 1O SENHOR disse a Moisés:

2«Fala aos filhos de Israel e diz-lhes: ‘Quando chegardes à terra em que haveis de morar, a qual Eu vos hei-de dar, 3e fizerdes oferta ao SENHOR de um holocausto ou de um sacrifício para cumprimento de um voto, ou em oferta voluntária, e quando nas vossas festas fizerdes do gado ou do rebanho um dom de odor agradável ao SENHOR, 4quem apresentar a sua oferenda ao SENHOR apresentará a oferta de um décimo de flor de farinha, amassada num quarto de hin de azeite 5e um quarto de hin de vinho em libação. Juntareis isso ao holocausto ou ao sacrifício por cada cordeiro. 6Por carneiro farás uma oferta de dois décimos de flor de farinha amassada num terço de hin de azeite 7e um terço de hin de vinho em libação, que apresentarás como odor agradável ao SENHOR.

8Quando ofereceres um novilho em holocausto ou em sacrifício, em cumprimento de um voto ou em sacrifício de comunhão, ao SENHOR, 9apresentarás pelo novilho uma oferta de três décimos de flor de farinha amassada em meio hin de azeite 10e apresentarás em libação meio hin de vinho. É oferta de odor agradável ao SENHOR. 11Assim se fará por cada boi ou por cada carneiro ou por cada cordeiro ou cabrito. 12Conforme o número que oferecerdes, assim fareis por cada um segundo o número deles.

13Todo o nativo do país procederá deste modo quando apresentar uma oferta de odor agradável ao SENHOR. 14Se o estrangeiro, que habita entre vós ou se encontrar no meio de vós, ao longo das vossas gerações, fizer uma oferta de odor agradável ao SENHOR, fará a oferta como vós fizerdes. 15Haverá uma só lei para vós e para o estrangeiro residente entre vós; uma lei eterna através das vossas gerações; como vós, assim será o estrangeiro diante do SENHOR. 16Haverá uma só lei e um só preceito para vós e para o estrangeiro residente entre vós.’»


Primícias do pão17O SENHOR disse a Moisés: 18«Fala aos filhos de Israel e diz-lhes: ‘Quando entrardes na terra em que eu vos vou introduzir 19e comerdes do pão da terra, erguei uma oferta em tributo ao SENHOR.

20Como primícias da vossa flor de farinha erguei um bolo em oferta; como oferta da eira, assim o oferecereis. 21Das primícias da vossa flor de farinha dareis ao SENHOR uma oferta através das vossas gerações.»


Expiação das faltas por inadvertência (Lv 4,1-35) – 22«Mas se acontecer, por acaso, que não cumpris algum destes preceitos que o SENHOR ordenou a Moisés, 23isto é, tudo o que o SENHOR ordenou sobre vós por intermédio de Moisés, desde o dia em que o SENHOR o ordenou, e isto através das vossas gerações; 24se aos olhos da assembleia agistes por inadvertência, toda a assembleia oferecerá um novilho em holocausto de odor agradável ao SENHOR com sua oblação e libação, segundo o preceito, e um bode novo em sacrifício pelo pecado. 25O sacerdote fará a expiação por toda a assembleia dos filhos de Israel e ser-lhes-á perdoado, porque foi por inadvertência e porque apresentaram a sua oblação como oferta ao SENHOR e o seu sacrifício pelo pecado diante do SENHOR, pelas suas inadvertências. 26Será perdoada toda a assembleia dos filhos de Israel e o estrangeiro residente no meio de vós, porque todo o povo agiu por inadvertência.

27Mas se for uma só pessoa a que pecar por inadvertência, oferecerá uma cabra de um ano em sacrifício pelo pecado. 28E o sacerdote fará a expiação pela pessoa que cometeu o pecado por inadvertência diante do SENHOR, expiando por ela, e será perdoada. 29Tanto o nativo dos filhos de Israel como o estrangeiro residente no meio de vós, que agirem mal por inadvertência, terão uma só lei.

30Mas aquele que agir deliberadamente, quer dos nativos da terra quer dos estrangeiros, esse ultraja o SENHOR e será eliminado do meio do seu povo 31por ter desprezado a palavra do SENHOR e violado o seu preceito. Será eliminado; sobre ele cairá a sua iniquidade.’»


Castigo pela profanação do Sábado (Ex 20,8-11; 31,12-17; Lv 23,1-4; Dt 5,12-15) – 32Estando os filhos de Israel no deserto, encontraram um homem a apanhar lenha em dia de sábado. 33Os que o encontraram a apanhar lenha levaram-no a Moisés e a Aarão e a toda a assembleia 34e colocaram-no em custódia, porque não se decidira ainda o que se lhe devia fazer.

35Então o SENHOR disse a Moisés: «Esse homem será morto. Toda a assembleia o apedrejará, fora do acampamento.» 36De facto, toda a assembleia o fez sair para fora do acampamento, apedrejando-o, e foi morto, como o SENHOR ordenara a Moisés.


As franjas das vestes37O SENHOR disse a Moisés: 38Fala aos filhos de Israel e diz-lhes que façam para si, ao longo das suas gerações, franjas nos cantos das suas vestes, pondo na franja de cada canto um cordão de lã purpúrea. 39Tereis, assim, franjas que, quando olhardes para elas, vos recordarão todos os preceitos do SENHOR. Haveis de cumpri-los e não vos deixareis arrastar pelos vossos corações e pelos vossos olhos, que vos seduziriam para o mal. 40Por isso vos lembrareis de cumprir todos os meus preceitos e sereis santos para o vosso Deus! 41Eu sou o SENHOR vosso Deus que vos fiz sair da terra do Egipto para ser o vosso Deus! – Eu sou o SENHOR vosso Deus!»



Capítulos

Nm 1 Nm 2 Nm 3 Nm 4 Nm 5 Nm 6 Nm 7 Nm 8 Nm 9 Nm 10 Nm 11 Nm 12 Nm 13 Nm 14 Nm 15 Nm 16 Nm 17 Nm 18 Nm 19 Nm 20 Nm 21 Nm 22 Nm 23 Nm 24 Nm 25 Nm 26 Nm 27 Nm 28 Nm 29 Nm 30 Nm 31 Nm 32 Nm 33 Nm 34 Nm 35 Nm 36