Nm 13

Da wiki Biblia Online
Ir para: navegação, pesquisa

Moisés envia exploradores a Canaã (Dt 1,20-29; Js 2,1-24) – 1O SENHOR falou a Moisés: 2«Manda homens para explorar a terra de Canaã, que Eu hei-de dar aos filhos de Israel; enviarás um homem por cada tribo da casa de seus pais, todos dentre os principais.» 3Moisés enviou-os desde o deserto de Paran, segundo a palavra do SENHOR, todos eles homens chefes dos filhos de Israel.

4São estes os seus nomes: da tribo de Rúben, Chamua, filho de Zacur; 5da tribo de Simeão, Chafat, filho de Hori; 6da tribo de Judá, Caleb, filho de Jefuné; 7da tribo de Issacar, Jigal, filho de José; 8da tribo de Efraim, Oseias, filho de Nun; 9da tribo de Benjamim, Palti, filho de Rafú; 10da tribo de Zabulão, Gadiel, filho de Sodi; 11da tribo de José, da tribo de Manassés, Gadi, filho de Sussi; 12da tribo de Dan, Amiel, filho de Guemali; 13da tribo de Aser, Setur, filho de Micael; 14da tribo de Neftali, Naabi, filho de Vapsi; 15da tribo de Gad, Gueuel, filho de Maqui.

16Estes são os nomes dos homens que Moisés enviou a explorar a terra, e Moisés deu a Oseias, filho de Nun, o nome de Josué. 17Moisés enviou-os a explorar a terra de Canaã e disse-lhes: «Subi o Négueb, subi a montanha. 18Vede que terra é essa e que povo habita nela, se é forte ou fraco, pouco ou muito numeroso. 19Que tal a terra em que habita, boa ou má? Que tais as cidades em que habita, abertas ou fortificadas? 20Que tal o terreno, fértil ou estéril? Se há nele árvores de fruto ou não. Apanhai e trazei dos frutos da terra.»

Era então o tempo das primeiras uvas. 21Subiram e exploraram a terra, desde o deserto de Cin até Reob, à entrada de Hamat. 22Subiram o Négueb e chegaram a Hebron, onde estavam Aiman, Chechai e Talmai, descendentes de Anac. Hebron foi construída sete anos antes de Soan do Egipto. 23Chegaram ao vale de Escol onde cortaram um ramo com um cacho de uvas; dois homens o levaram e também romãs e figos. 24Chamaram a esse lugar Naal-Escol por causa do cacho de uvas que aí tinham cortado os filhos de Israel. 25Ao fim de quarenta dias, regressaram de explorar a terra.

26Vieram ter com Moisés e Aarão e com toda a assembleia dos filhos de Israel no deserto de Paran, em Cadés. Transmitiram-lhes a informação e todo o testemunho, mostrando--lhes o fruto da terra. 27Contaram, dizendo: «Fomos à terra aonde nos enviastes; lá, em verdade, corre leite e mel, e estes são os seus frutos. 28Todavia, o povo que habita nessa terra é bastante forte, tem cidades muito grandes amuralhadas, e até lá vimos os descendentes de Anac. 29Amalec habita na terra do Négueb, os hititas, os jebuseus, os amorreus habitam na montanha e os cananeus habitam junto ao mar e na margem do Jordão.»

30Caleb fez calar o povo que murmurava contra Moisés e disse: «Subamos e apoderemo-nos da terra, pois, sem dúvida, havemos de conseguir conquistá-la.» 31Mas os homens que tinham subido com ele disseram: «Não podemos atacar esse povo, porque é mais forte do que nós.» 32E contaram a má fama da terra que tinham explorado, dizendo aos filhos de Israel: «A terra que atravessámos para a explorar é terra que devora os seus habitantes e todo o povo que nela vimos é gente de grande estatura. 33Até lá vimos os gigantes, filhos de Anac, da raça dos gigantes; parecíamos gafanhotos diante deles e eles assim nos consideravam.»



Capítulos

Nm 1 Nm 2 Nm 3 Nm 4 Nm 5 Nm 6 Nm 7 Nm 8 Nm 9 Nm 10 Nm 11 Nm 12 Nm 13 Nm 14 Nm 15 Nm 16 Nm 17 Nm 18 Nm 19 Nm 20 Nm 21 Nm 22 Nm 23 Nm 24 Nm 25 Nm 26 Nm 27 Nm 28 Nm 29 Nm 30 Nm 31 Nm 32 Nm 33 Nm 34 Nm 35 Nm 36