Lv 9

Da wiki Biblia Online
Ir para: navegação, pesquisa

Primeiros sacrifícios de Aarão e seus filhos1No oitavo dia, Moisés chamou Aarão e seus filhos, assim como os anciãos de Israel, 2e disse a Aarão: «Toma um novilho para o sacrifício pelo pecado, e um carneiro para o holocausto, ambos sem defeito, e apresenta-os diante do SENHOR. 3E dirás aos filhos de Israel: ‘Tomai um bode para sacrifício pelo pecado, um novilho e um cordeiro de um ano, todos sem defeito, para o holocausto; 4um touro e um carneiro para o sacrifício de comunhão a fim de o sacrificardes diante do SENHOR, e uma oblação de farinha amassada com azeite, porque o SENHOR vai aparecer-vos hoje.’» 5Eles levaram para diante da tenda da reunião tudo o que Moisés ordenara; toda a assembleia se aproximou e manteve-se de pé diante do SENHOR. 6Moisés disse: «Isto é o que o SENHOR ordenou; ponde-o em prática, para que a glória do SENHOR apareça.» 7Disse ainda a Aarão: «Aproxima-te do altar, oferece o teu sacrifício pelo pecado e o teu holocausto, e faz o rito de purificação em teu favor e em favor do povo; depois, apresenta a oferta do povo para expiar os seus pecados, como o SENHOR ordenou.»

8Aarão aproximou-se do altar e imolou o novilho para expiação dos seus próprios pecados. 9Os seus filhos apresentaram-lhe o sangue e molhou nele o dedo, aplicando-o sobre as hastes do altar; e derramou o resto do sangue na base do altar. 10Depois, queimou sobre o altar a gordura, os rins e a membrana do fígado da vítima pelo pecado, como o SENHOR tinha ordenado a Moisés. 11Queimou, porém, fora do acampamento, a carne e a pele. 12Imolou, seguidamente, a vítima do holocausto; os filhos de Aarão apresentaram-lhe o sangue, e ele derramou-o em volta do altar. 13Apresentaram-lhe a vítima do holocausto, peça por peça, e, depois, a cabeça; ele queimou tudo sobre o altar. 14Lavou as entranhas e as patas e queimou-as com o holocausto, sobre o altar. 15Apresentou, a seguir, a oferta do povo: tomou o bode que o povo tinha apresentado como sacrifício pelo pecado, imolou-o e ofereceu-o em expiação como tinha feito com a primeira vítima.

16Ofereceu também o holocausto, procedendo conforme a regra estabelecida. 17Juntou a isso a oblação de farinha, da qual retirou uma mão cheia, que queimou sobre o altar, independentemente do holocausto da manhã.

18Imolou depois o touro e o carneiro do sacrifício de comunhão oferecido pelo povo. Os filhos de Aarão apresentaram-lhe o sangue, com que ele aspergiu o altar a toda a volta. 19Depois, as gorduras do touro e do carneiro, a cauda, a gordura que envolve os rins e a membrana do fígado; 20todas as gorduras foram por eles colocadas sobre o peito dos animais e Aarão queimou tudo sobre o altar. 21Quanto ao peito e à coxa direita, Aarão agitou-os em rito de apresentação diante do SENHOR, como Moisés ordenara. 22Estendendo as mãos sobre o povo, Aarão abençoou-os e desceu do altar, depois de ter oferecido o sacrifício pelo pecado, o holocausto e o sacrifício de comunhão.

23Moisés e Aarão entraram na tenda da reunião e, quando saíram, abençoaram o povo. E a glória do SENHOR manifestou-se a todo o povo. 24Um fogo irrompeu da presença do SENHOR, e consumiu o holocausto e as gorduras que estavam sobre o altar. Ao ver isto, todo o povo soltou gritos de alegria e prostrou-se com o rosto por terra.



Capítulos

Lv 1 Lv 2 Lv 3 Lv 4 Lv 5 Lv 6 Lv 7 Lv 8 Lv 9 Lv 10 Lv 11 Lv 12 Lv 13 Lv 14 Lv 15 Lv 16 Lv 17 Lv 18 Lv 19 Lv 20 Lv 21 Lv 22 Lv 23 Lv 24 Lv 25 Lv 26 Lv 27