Lv 8

Da wiki Biblia Online
Ir para: navegação, pesquisa
2. CONSAGRAÇÃO DOS SACERDOTES (8,1-10,20)


Consagração dos sacerdotes (v.5-26; Ex 28,1-43; 29,1-46; 30,22-33; 39,1-32) – 1O SENHOR disse a Moisés: 2«Toma Aarão e seus filhos; toma também as vestes, o óleo de unção, o novilho para o sacrifício pelo pecado, os dois carneiros e o cesto de pães ázimos; 3convoca toda a assembleia para a entrada da tenda da reunião.» 4Moisés obedeceu ao que o SENHOR ordenara: convocou a assembleia à entrada da tenda da reunião.

5Moisés disse, então, à assembleia: «Este é o cerimonial que o SENHOR mandou cumprir.» 6Depois, mandou aproximar Aarão e filhos e lavou-os com água. 7Vestiu a Aarão a túnica sacerdotal, cingiu-o com o cinto e revestiu-o com o manto; colocou-lhe a insígnia votiva, e cingiu-o com o cíngulo da insígnia votiva. 8Colocou-lhe o peitoral, ao qual ajustou “os urim” e “os tumim”. 9Pôs-lhe a tiara na cabeça, e, na frente da tiara, fixou a flor de ouro, diadema sagrado, como o SENHOR tinha ordenado a Moisés.

10Depois, Moisés tomou o óleo de unção, ungiu e consagrou a morada santa e tudo quanto ela encerrava. 11Aspergiu sete vezes o altar, ungiu-o a seguir com todos os seus utensílios, assim como a bacia e o seu suporte, a fim de os consagrar. 12Depois, derramou óleo da unção sobre a cabeça de Aarão e ungiu-o, para o consagrar. 13Moisés mandou aproximar os filhos de Aarão, revestiu-os com as túnicas e com os cintos e colocou-lhes as tiaras, como o SENHOR lhe tinha ordenado.

14Mandou, a seguir, aproximar o novilho do sacrifício pelo pecado, e Aarão e os filhos impuseram as mãos sobre a cabeça do novilho. 15Moisés imolou-o, recolheu o sangue e, molhando nele o dedo, aplicou-o sobre as hastes do altar, a toda a volta, para o purificar; depois, derramou o resto do sangue na base do altar e consagrou-o, para se fazer sobre ele a expiação do pecado. 16Tomou toda a gordura das entranhas, a membrana do fígado, os dois rins com a sua gordura, e queimou tudo sobre o altar. 17Mas queimou fora do acampamento o novilho, a pele, a carne e os excrementos, como o SENHOR lhe tinha ordenado. 18Mandou aproximar o carneiro do holocausto, e Aarão e os filhos impuseram-lhe as mãos sobre a cabeça. 19Moisés imolou-o e derramou o sangue em volta do altar. 20Cortou o carneiro nas porções devidas e queimou a cabeça, as várias partes e a gordura. 21Lavou com água as entranhas e as patas e queimou o carneiro todo sobre o altar. Foi um holocausto de odor agradável, uma oferta queimada em honra do SENHOR como Ele tinha ordenado a Moisés. 22Mandou, em seguida, aproximar o segundo carneiro, o carneiro da consagração; Aarão e seus filhos impuseram-lhe as mãos sobre a cabeça. 23Moisés imolou-o, tomou um pouco de sangue e aplicou-o sobre o lóbulo da orelha direita de Aarão, sobre o polegar da mão direita e sobre o dedo grande do pé direito. 24Mandou, a seguir, aproximar os filhos de Aarão, e aplicou um pouco de sangue sobre o lóbulo da orelha direita, sobre o polegar da mão direita e sobre o dedo grande do pé direito de cada um deles, derramando o resto do sangue em volta do altar. 25Tomou as partes gordurosas, a cauda, toda a gordura das entranhas, a membrana do fígado, os dois rins com a sua gordura e a coxa direita. 26Tomou do cesto dos pães ázimos, que estava diante do SENHOR, um bolo sem fermento, uma torta amassada com azeite e uma filhó, que juntou às gorduras e à coxa direita. 27Pôs tudo sobre as mãos de Aarão e de seus filhos, e agitou tudo diante do SENHOR, em rito de apresentação. 28Depois, Moisés retirou isso das suas mãos e queimou tudo sobre o altar com o holocausto. Foi um sacrifício de consagração, de odor agradável, uma oferta queimada em honra do SENHOR. 29Moisés tomou o peito do carneiro e fez com ele, diante do SENHOR, o rito de apresentação. Esta parte do carneiro da consagração ficou a pertencer a Moisés, como o SENHOR lhe tinha ordenado. 30Moisés tomou, então, óleo da unção e sangue que estava sobre o altar e aspergiu com eles Aarão, as suas vestes, assim como seus filhos e suas vestes; foi assim que ele consagrou Aarão e suas vestes, os filhos e também as suas vestes.

31Moisés disse-lhes: «Cozei a carne, à entrada da tenda da reunião; é ali que a deveis comer com o pão, que se encontra no cesto das ofertas da consagração, como ordenei quando disse: ‘Aarão e os seus filhos é que devem comer essa carne.’ 32O que restar da carne e do pão, queimá-lo-eis no fogo. 33Durante sete dias, não vos afastareis da tenda da reunião, até que se completem os dias da vossa consagração, a qual durará sete dias. 34Como se procedeu neste dia, o SENHOR ordenou que se voltasse a proceder, a fim de fazer o rito da vossa purificação. 35Permanecereis, pois, sete dias à entrada da tenda da reunião, dia e noite, e cumprireis as ordens do SENHOR, a fim de não morrerdes; porque assim me foi ordenado.» 36Aarão e seus filhos fizeram tudo quanto o SENHOR lhes ordenara, por intermédio de Moisés.



Capítulos

Lv 1 Lv 2 Lv 3 Lv 4 Lv 5 Lv 6 Lv 7 Lv 8 Lv 9 Lv 10 Lv 11 Lv 12 Lv 13 Lv 14 Lv 15 Lv 16 Lv 17 Lv 18 Lv 19 Lv 20 Lv 21 Lv 22 Lv 23 Lv 24 Lv 25 Lv 26 Lv 27