Lv 23

Da wiki Biblia Online
Ir para: navegação, pesquisa
SOLENIDADES RELIGIOSAS (23)


Sábado (Ex 20,8-11; 31,12-17; Nm 15,32-36; Dt 5,12-15) – 1O SENHOR falou assim a Moisés, dizendo: 2«Fala aos filhos de Israel e diz-lhes: ‘As festas do SENHOR são aquelas nas quais convocareis assembleias sagradas. Eis aqui as minhas festas: 3trabalhar-se-á durante seis dias, mas o sétimo é dia de repouso absoluto, com reunião sagrada; não fareis trabalho algum. Será o sábado em honra do SENHOR, em qualquer lugar onde habitardes.

4Eis aqui as festas do SENHOR, as assembleias sagradas que proclamareis na devida data.


Páscoa (Ex 12,1-28; Nm 28,16-25; Dt 16,1-8) – 5No décimo quarto dia do primeiro mês, ao crepúsculo, é a Páscoa do SENHOR. 6E no décimo quinto dia desse mês, terá lugar a festa do Pão Ázimo em honra do SENHOR; durante sete dias comereis pão sem fermento. 7No primeiro dia, fareis uma assembleia sagrada. Não fareis nenhum trabalho servil. 8Oferecereis ao SENHOR uma oferta queimada em cada um dos sete dias. No sétimo dia, haverá uma assembleia sagrada. Não fareis nenhum trabalho servil.’»


Primícias (Dt 26,1-11) – 9O SENHOR falou assim a Moisés: 10«Fala aos filhos de Israel e diz-lhes: ‘Quando chegardes à terra que vos concedo, e procederdes à ceifa, levareis ao sacerdote o primeiro molho da vossa colheita, 11e ele fará o ritual de apresentação diante do SENHOR, para que vos seja aceite; o sacerdote fará essa apresentação no dia seguinte ao sábado. 12No dia em que o molho for apresentado, oferecereis um cordeiro de um ano, sem defeito, em holocausto ao SENHOR, 13com uma oblação de dois décimos de efá de flor de farinha amassada em azeite. É uma oferta queimada em honra do SENHOR como odor agradável; e com uma libação de um quarto de hin de vinho. 14Não comereis pão, nem grão torrado, nem espigas frescas, até esse mesmo dia em que tiverdes trazido a oferta do vosso Deus; é uma lei perpétua para os vossos descendentes, em qualquer lugar em que habitardes.’»


Pentecostes (Ex 34,22; Nm 28,26-31;Dt 16,9-12) – 15«Depois, contareis sete semanas completas, a partir do dia seguinte ao do sábado, isto é, do dia em que tiverdes feito o rito da apresentação do molho de espigas. 16Contareis até ao dia seguinte da sétima semana, isto é, cinquenta dias, e oferecereis ao SENHOR uma nova oblação. 17Trareis de onde quer que habiteis dois pães, feitos dos décimos de efá de flor de farinha, cozidos com fermento, para o rito da apresentação; serão as primícias para o SENHOR. 18Juntamente com os pães, oferecereis sete cordeiros de um ano, sem defeito, um novilho e dois carneiros; serão um holocausto ao SENHOR, com as suas oblações e as suas libações, como oferta queimada de odor agradável ao SENHOR. 19Oferecereis também um bode em reparação pelo pecado, e dois cordeiros de um ano como sacrifício de comunhão. 20O sacerdote apresentá-los-á, junto com o pão das primícias, diante do SENHOR, no rito de apresentação, assim como dois cordeiros; serão consagrados ao SENHOR, em benefício do sacerdote.

21Proclamareis nesse mesmo dia uma assembleia sagrada e não fareis nenhum trabalho servil; é uma lei perpétua para todos os vossos descendentes onde quer que habitem. 22Quando procederdes à ceifa na vossa terra, não ceifareis completamente a extremidade do vosso campo e não apanhareis as espigas caídas. Deixai-as para o pobre e para o estrangeiro. Eu sou o SENHOR, vosso Deus.»


Ano Novo (Nm 29,1-6) – 23O SENHOR falou a Moisés nestes termos: 24«Diz aos filhos de Israel: No primeiro dia do sétimo mês, fareis um descanso solene, celebrado ao som da trombeta, um dia de recordação e de aclamação com uma assembleia sagrada. 25Não fareis nenhum trabalho servil, e oferecereis uma oferta queimada ao SENHOR.»


Dia do Perdão (16,1-34; Nm 29,7-11) – 26O SENHOR falou a Moisés nestes termos: 27«No décimo dia deste sétimo mês, que é o dia do perdão, fareis uma assembleia sagrada; fareis penitência, e apresentareis uma oferta queimada em honra do SENHOR. 28Não fareis nenhum trabalho nesse mesmo dia, porque é um dia de perdão, para se fazer sobre vós o rito da purificação diante do SENHOR, vosso Deus. 29E todo aquele que não fizer penitência nesse mesmo dia, Eu o farei desaparecer do meio do seu povo. 30E todo aquele que fizer qualquer trabalho nesse mesmo dia, Eu o farei desaparecer do meio do seu povo. 31Não fareis, então, trabalho algum: é uma lei perpétua para os vossos descendentes, onde quer que habiteis. 32Este dia é para vós um dia de descanso absoluto, durante o qual jejuareis; a partir do nono dia do mês, de uma a outra tarde, observareis o vosso descanso sabático.»


Festa das Tendas (Dt 16,13-15) – 33O SENHOR falou a Moisés nestes termos: 34«Fala assim aos filhos de Israel: ‘No décimo quinto dia deste sétimo mês, celebrar-se-á a festa das Tendas, em honra do SENHOR, durante sete dias. 35No primeiro dia haverá uma assembleia sagrada, não fareis nenhum trabalho servil. 36Em cada um dos sete dias, apresentareis uma oferta queimada ao SENHOR. No oitavo dia, fareis ainda uma assembleia sagrada e apresentareis uma oferta queimada ao SENHOR: é uma reunião festiva e não fareis nenhum trabalho servil.’»


Conclusão37«São estas as festas em honra do SENHOR, em que deveis convocar assembleias sagradas, apresentando uma oferta queimada ao SENHOR, um holocausto e uma oblação, sacrifícios e libações, segundo o ritual de cada dia, 38independentemente dos sábados do SENHOR, dos vossos dons e de todas as vossas ofertas votivas ou espontâneas que apresentareis ao SENHOR.

39Além disso, no décimo quinto dia do sétimo mês, quando tiverdes recolhido os produtos da terra, fareis uma festa de peregrinação ao SENHOR, que durará sete dias; o primeiro dia será de descanso absoluto, assim como o oitavo dia. 40No primeiro dia, apanhareis belos frutos, ramos de palmeira, ramos de árvores frondosas e dos salgueiros do rio; e regozijar-vos-eis na presença do SENHOR, vosso Deus, durante sete dias.

41Celebrareis esta festa de peregrinação em honra do SENHOR, durante sete dias cada ano. Será uma lei perpétua para os vossos descendentes; fareis esta peregrinação no sétimo mês. 42Habitareis nas tendas durante sete dias; todos os que nasceram em Israel deverão habitar em tendas, 43para que os vossos descendentes saibam que fiz habitar em tendas os filhos de Israel, quando os fiz sair da terra do Egipto. Eu, o SENHOR, vosso Deus.’» 44Foi assim que Moisés deu a conhecer aos filhos de Israel as festas em honra do SENHOR.



Capítulos

Lv 1 Lv 2 Lv 3 Lv 4 Lv 5 Lv 6 Lv 7 Lv 8 Lv 9 Lv 10 Lv 11 Lv 12 Lv 13 Lv 14 Lv 15 Lv 16 Lv 17 Lv 18 Lv 19 Lv 20 Lv 21 Lv 22 Lv 23 Lv 24 Lv 25 Lv 26 Lv 27