Lv 19

Da wiki Biblia Online
Ir para: navegação, pesquisa

Leis religiosas, cerimoniais e morais1O SENHOR disse a Moisés: 2«Fala a toda a comunidade dos filhos de Israel e diz-lhes: ‘Sede santos, porque Eu, o SENHOR, vosso Deus, sou santo. 3Que cada um de vós respeite a sua mãe, o seu pai, e guarde os meus sábados. Eu sou o SENHOR, vosso Deus. 4Não vos volteis para os ídolos e não façais para vós deuses de metal. Eu sou o SENHOR, vosso Deus. 5Quando oferecerdes ao SENHOR um sacrifício de comunhão, oferecê-lo-eis de maneira que sejais aceites. 6A vítima deve ser comida no próprio dia do sacrifício ou no dia seguinte; o que sobejar, até ao terceiro dia, será queimado no fogo. 7Mas se alguém o comer no terceiro dia, será carne corrompida e não será aceite. 8Quem o comer suportará o peso da sua iniquidade, porque profanou o que foi consagrado ao SENHOR, e será eliminado do seu povo.

9Quando procederdes à ceifa das vossas terras, não ceifareis as espigas até à extremidade do campo, e não apanhareis as espigas caídas. 10Não rebuscarás também a tua vinha, e não apanharás os bagos caídos. Deixá-los-ás para o pobre e para o estrangeiro. Eu sou o SENHOR, vosso Deus.

11Não furtareis, não mentireis, nem enganareis em detrimento de um compatriota. 12Não jurareis falso, em meu nome; desse modo profanareis o nome do vosso Deus. Eu sou o SENHOR. 13Não roubarás nem furtarás nada ao teu próximo; o salário do jornaleiro não passará a noite em teu poder até à manhã seguinte. 14Não insultarás um surdo, não colocarás tropeços diante de um cego. Teme o teu Deus. Eu sou o SENHOR. 15Não cometerás injustiças nos julgamentos. Não prejudicarás o pobre, nem serás complacente para com o poderoso. Julgarás o teu compatriota com imparcialidade. 16Não semearás o mal no meio do teu povo. Não peças o sangue do teu próximo. Eu sou o SENHOR.

17Não odiarás o teu próximo no teu coração; mas repreende o teu compatriota para não caíres em pecado por causa dele. 18Não te vingarás nem guardarás rancor aos filhos do teu povo, mas amarás o teu próximo como a ti mesmo. Eu sou o SENHOR. 19Guardarás os meus decretos. Não juntarás animais de espécies diferentes; não semearás no teu campo duas espécies de sementes; e não vestirás roupa com tecidos diferentes.

20Se um homem dormir com uma mulher, que é escrava, destinada a outro homem, mas não resgatada nem libertada, haverá uma indemnização, mas não serão condenados à morte, porque ela não era livre. 21Como sacrifício de reparação, o homem levará ao SENHOR, à entrada da tenda da reunião, um carneiro. 22Com esse sacrifício, o sacerdote fará por esse homem o rito de purificação, diante do SENHOR; e o pecado que ele cometeu ser-lhe-á perdoado.

23Quando entrardes na Terra Prometida e plantardes qualquer árvore frutífera, considerareis os frutos como impuros; durante três anos serão para vós impuros. Portanto, não os comereis. 24No quarto ano, todos os seus frutos serão consagrados ao SENHOR numa festa de louvor; 25no quinto ano, podereis comer os seus frutos. Assim, aumentarão as vossas colheitas. Eu sou o SENHOR, vosso Deus. 26Não comereis nada que contenha sangue. Não praticareis a adivinhação nem a magia. 27Não arredondareis as extremidades do cabelo e não rapareis os cantos da barba.

28‘Não fareis incisões no vosso corpo por um morto, nem tatuagens na pele. Eu sou o SENHOR. 29Não desonres a tua filha, prostituindo-a, para que a terra não se entregue à prostituição e não seja invadida pela devassidão.

30Guardareis os meus sábados e respeitareis o meu santuário. Eu sou o SENHOR 31Não vos volteis para os espíritos dos mortos nem consulteis os adivinhos. Não vos contamineis com isso. Eu sou o SENHOR, vosso Deus. 32Levanta-te perante uma cabeça branca e honra a pessoa do ancião. Teme o teu Deus. Eu sou o SENHOR. 33Se um estrangeiro vier residir contigo na tua terra, não o oprimirás. 34O estrangeiro que reside convosco será tratado como um dos vossos compatriotas e amá-lo-ás como a ti mesmo, porque fostes estrangeiros na terra do Egipto. Eu sou o SENHOR, vosso Deus. 35Não cometereis injustiças nos julgamentos, nas medidas de comprimento, de peso e de capacidade. 36Tereis balanças exactas, pesos exactos, um efá exacto e um hin exacto. Eu sou o SENHOR, vosso Deus, que vos fiz sair da terra do Egipto. 37Guardareis todos os meus decretos e todos os meus preceitos, e cumpri-los-eis. Eu sou o SENHOR.’»



Capítulos

Lv 1 Lv 2 Lv 3 Lv 4 Lv 5 Lv 6 Lv 7 Lv 8 Lv 9 Lv 10 Lv 11 Lv 12 Lv 13 Lv 14 Lv 15 Lv 16 Lv 17 Lv 18 Lv 19 Lv 20 Lv 21 Lv 22 Lv 23 Lv 24 Lv 25 Lv 26 Lv 27