Lv 18

Da wiki Biblia Online
Ir para: navegação, pesquisa

Interdições matrimoniais e sexuais (20,8-21) – 1O SENHOR falou a Moisés nestes termos: 2«Fala aos filhos de Israel e diz-lhes: ‘Eu sou o SENHOR, vosso Deus. 3Não imitareis os costumes do Egipto, onde vivestes, não procedereis como se faz na terra de Canaã, para onde vos conduzo, não ponhais em prática os seus costumes. 4Praticareis os meus preceitos, observareis os meus decretos e obedecer-lhes-eis: Eu sou o SENHOR, vosso Deus. 5Observareis os meus decretos e os meus preceitos, porque o homem que os observar viverá por eles. Eu sou o SENHOR.

6Nenhum de vós se aproximará de uma parente próxima, para lhe descobrir a nudez. Eu sou o SENHOR. 7Não descobrirás a nudez do teu pai, nem da tua mãe. Ela é a tua mãe; não lhe descobrirás a nudez. 8Não descobrirás a nudez de uma mulher do teu pai; é a própria nudez do teu pai. 9Não descobrirás a nudez da tua irmã, seja ela filha do teu pai ou filha da tua mãe, que tenha nascido em casa ou fora de casa. 10Não descobrirás a nudez da filha do teu filho ou da filha da tua filha. É a tua própria nudez. 11Não descobrirás a nudez da filha de uma mulher do teu pai, porque nasceu do teu pai. É tua irmã. 12Não descobrirás a nudez da irmã do teu pai; é a mesma carne do teu pai. 13Não descobrirás a nudez da irmã da tua mãe, porque ela é da mesma carne da tua mãe. 14Não descobrirás a nudez do irmão do teu pai, ao aproximar-te da sua mulher, porque ela é tua tia. 15Não descobrirás a nudez da tua nora; porque é mulher do teu filho, não descobrirás a sua nudez. 16Não descobrirás a nudez da mulher do teu irmão: é a nudez do teu próprio irmão.

17Não descobrirás a nudez de uma mulher e de sua filha; também não tomarás a filha do seu filho, nem a filha da sua filha, para lhe descobrir a nudez; são da mesma carne que ela, e isso é um crime. 18Não tomarás por esposa uma mulher juntamente com a sua irmã. Isso é criar uma rivalidade, descobrindo a nudez de uma juntamente com a da outra, enquanto for viva. 19Não te aproximarás de uma mulher durante o período da sua impureza, para descobrir a sua nudez. 20Não coabitarás com a mulher do teu concidadão; ficarias impuro. 21Não entregarás nenhum dos teus filhos para serem sacrificados a Moloc, a fim de não profanares o nome do teu Deus. Eu sou o SENHOR. 22Não coabitarás sexualmente com um varão; é uma abominação. 23Não te juntarás com animal, porque ficarias impuro com ele, e nenhuma mulher se juntará a animal algum, porque é uma depravação.

24Não vos torneis impuros com nenhuma dessas práticas, porque foi assim que se tornaram impuras as nações, que vou expulsar diante de vós. 25O país está contaminado e Eu castigarei as suas iniquidades. Por isso, o país vomitará os seus habitantes. 26Quanto a vós, cumprireis os meus decretos e os meus preceitos, e não cometereis nenhuma dessas abominações, quer o natural da terra, quer o estrangeiro residente no meio de vós. 27Porque os homens que vos precederam nesta terra cometeram todas essas abominações, é que o país ficou impuro. 28Que esta terra não vos tenha que vomitar por a terdes tornado impura, como vomitou o povo que a habitava antes de vós. 29Porque todos os que cometeram alguma dessas abominações serão eliminados do meio do seu povo.

30Guardai, pois, os meus mandamentos, não imitando nenhum dos costumes abomináveis que se praticavam antes de vós. Não vos contamineis com eles. Eu sou o SENHOR, vosso Deus.’»



Capítulos

Lv 1 Lv 2 Lv 3 Lv 4 Lv 5 Lv 6 Lv 7 Lv 8 Lv 9 Lv 10 Lv 11 Lv 12 Lv 13 Lv 14 Lv 15 Lv 16 Lv 17 Lv 18 Lv 19 Lv 20 Lv 21 Lv 22 Lv 23 Lv 24 Lv 25 Lv 26 Lv 27