Lv 10

Da wiki Biblia Online
Ir para: navegação, pesquisa

Punição de Nadab e Abiú (Nm 3,1-4; 16,1-35) – 1Os filhos de Aarão, Nadab e Abiú, tomando cada um o seu turíbulo, puseram neles fogo, e incenso por cima, e ofereceram ao SENHOR um fogo profano, coisa que Ele não tinha ordenado. 2Irrompeu, então, da presença do SENHOR, um fogo que os devorou e eles morreram diante do SENHOR. 3Moisés disse a Aarão: «Foi isto mesmo que o SENHOR anunciou quando disse: ‘Ao que está perto de mim mostro a minha santidade; e diante de todo o povo, mostro a minha glória.’» Aarão entoou uma lamentação.

4Moisés chamou Michael e Elsafan, filhos de Uziel, e disse-lhes: «Vinde, levai os vossos irmãos da frente do santuário, para fora do acampamento.» 5Eles avançaram e puxaram-nos pelas suas túnicas para fora do acampamento, como Moisés lhes dissera.

6Moisés disse a Aarão e a seus filhos, Eleázar e Itamar: «Não ponhais em desalinho os vossos cabelos nem rasgueis as vossas vestes, para não morrerdes e para que o SENHOR não se irrite com toda a assembleia; aos vossos irmãos e a toda a casa de Israel, compete chorar aqueles que o SENHOR fez morrer pelo fogo. 7Não vos afasteis da entrada da tenda da reunião, para não morrerdes; porque o óleo da unção do SENHOR está sobre vós.» E eles procederam como Moisés tinha dito.

8O SENHOR disse depois a Aarão: 9«Não beberás vinho nem bebidas alcoólicas, nem tu nem os teus filhos, quando tiverdes de entrar na tenda da reunião, para não morrerdes; é uma lei perpétua para os vossos descendentes, 10a fim de poderdes discernir entre o que é santo e o que é profano, entre o que é puro e o que é impuro, 11e ensinar aos filhos de Israel todas as leis que o SENHOR lhes deu por intermédio de Moisés.»

12Moisés disse a Aarão e aos filhos que lhe restavam, Eleázar e Itamar: «Tomai a parte da oblação que sobejou das ofertas queimadas em honra do SENHOR e comei-a sem fermento, ao lado do altar, porque é uma coisa santíssima. 13Comê-la-eis, num lugar santo; é o teu direito e o de teus filhos sobre as ofertas queimadas em honra do SENHOR, porque assim me foi ordenado. 14Comereis num lugar puro, tu e os teus filhos e as tuas filhas, o peito que foi oferecido no rito de apresentação, e a coxa que te está reservada, porque são a parte destinada a ti e aos teus filhos sobre os sacrifícios de comunhão oferecidos pelos filhos de Israel. 15Juntarão a esta coxa de tributo e a este peito do rito de apresentação as gorduras destinadas ao fogo, a fim de serem também agitadas em rito de apresentação diante do SENHOR: pertencer-te-ão a ti e aos teus filhos, como lei perpétua, conforme o SENHOR ordenou.»

16Moisés quis saber o que era feito do bode do sacrifício pelo pecado, e averiguou que tinha sido queimado. Então, irritou-se com Eleázar e Itamar, os filhos de Aarão que ficaram vivos, e disse-lhes: 17Porque não comestes a vítima da expiação pelo pecado no lugar santo, tratando-se de uma coisa santíssima? Ela foi-vos concedida para assumir as faltas da comunidade e para expiar o seu pecado diante do SENHOR. 18Visto que o sangue desta vítima não foi introduzido no lugar santo, deveis comer a vítima no lugar santo, como vos ordenei.» 19Aarão respondeu-lhe: «Eles ofereceram hoje mesmo o seu sacrifício pelo pecado e o seu holocausto diante do SENHOR, e o mesmo me aconteceu a mim. Se eu comesse hoje um sacrifício pelo pecado, porventura esse procedimento seria aceite de bom grado pelo SENHOR?» 20Ao ouvir estas palavras, Moisés deu-se por satisfeito.



Capítulos

Lv 1 Lv 2 Lv 3 Lv 4 Lv 5 Lv 6 Lv 7 Lv 8 Lv 9 Lv 10 Lv 11 Lv 12 Lv 13 Lv 14 Lv 15 Lv 16 Lv 17 Lv 18 Lv 19 Lv 20 Lv 21 Lv 22 Lv 23 Lv 24 Lv 25 Lv 26 Lv 27