Jz 21

Da wiki Biblia Online
Ir para: navegação, pesquisa

Israel lamenta a destrui­ção de Benjamim1Os homens de Israel tinham jurado em Mispá, dizendo: «Nenhum dos nossos ho­mens dará uma filha sua a um habi­tante de Benjamim como esposa.»

2Então, o povo foi a Betel e ficou ali até à tarde, diante de Deus; le­van­­ta­vam a voz e choravam em altos gritos. 3Disseram, pois: «Se­nhor, Deus de Israel, como foi possível uma coisa destas? Falta hoje uma tribo em Is­rael!» 4E assim, no dia seguinte, o povo ergueu ali um altar e ofereceu holocaustos e sacrifícios de comu­nhão. 5Disseram os filhos de Israel: «Qual é, de todas as tribos de Israel, a que não subiu a tomar parte na assembleia em presença do Senhor?» É que tinha havido um solene ju­ra­mento contra quem não tivesse su­bido a Mispá, onde se dizia: «Morra sem remissão!»

6Os filhos de Israel tinham muita pena dos habitantes de Ben­jamim, seus irmãos, e disseram: «Hoje, uma tribo foi arrancada de Israel! 7Que poderemos nós fazer por eles, a fim de dar esposas aos que restam, uma vez que nós jurámos pelo Senhor não lhes dar as nossas filhas em casa­mento?»


Mulheres de Jabés para os ben­jaminitas8Então disseram: «Há alguma das tribos de Israel que não tenha subido à presença do Senhor, em Mispá?» Eis que de Jabés de Guilead ninguém tinha ido à assem­bleia, no acampamento. 9 Real­men­te, quando o povo se apresentou para o recenseamento, não havia lá ne­nhum homem que fosse de Jabés de Gui­lead. 10Então, a comunidade man­­dou lá doze mil guerreiros for­tes, dando-lhes a ordem seguinte: «Ide e passai a fio de espada os habitantes de Ja­bés de Guilead, in­cluindo mu­lheres e crianças. 11Eis o que deveis fazer: votai ao anátema todo o ho­mem e tam­bém toda a mulher que tenha tido rela­ções sexuais com um homem, deixando com vida as solteiras.»

12Encontraram en­tre os habitan­tes de Jabés de Gui­lead quatro­cen­tas jovens virgens, que não tinham tido relações sexuais com nenhum ho­­mem; levaram-nas ao acampa­mento, em Silo, que fica na terra de Canaã. 13Toda a comunidade enviou mensa­geiros aos filhos de Benjamim, que vivem junto do rochedo de Ri­mon, anunciando-lhes paz. 14Então, os fi­lhos de Benjamim voltaram a suas casas e deram-lhes as mulhe­res pou­padas à chacina de entre as de Jabés de Guilead; nem todos, porém, tive­ram mulher, pois não chegaram para todos. 15O povo teve pena de Benja­mim, por o Senhor ter aberto uma brecha nas tribos de Israel.

16Então, os anciãos da assem­bleia disseram: «Que havemos de fazer para que os que ainda restam te­nham mu­­­lher, uma vez que as mu­­lheres de Ben­ja­mim foram exter­­mi­nadas?» 17E di­ziam: «Poderá Ben­ja­mim pos­suir um resto, de modo que uma tribo não seja exterminada de Is­rael? 18Nós não podemos dar-lhes as nossas filhas em casa­mento.» Com efeito, os filhos de Israel tinham feito o seguinte juramento: «Maldito seja quem der mulher a Benjamim.»


Rapto das jovens de Silo19Ape­sar disso, disseram: «Todos os anos há em Silo a festa do Senhor. Silo fica a norte de Betel, a leste da es­trada que sobe de Betel a Siquém, a sul de Lebona.» 20Ordenaram, pois, aos filhos de Benjamim, dizendo:

«Ide, e ponde-vos de emboscada nas vinhas. 21Prestai atenção! Quan­­do as filhas de Silo saírem para dan­çar em roda, saireis das vinhas e rap­ta­reis cada um a sua, de entre as fi­lhas de Silo. Depois, ireis para a terra de Benjamim. 22Se, por acaso, seus pais ou seus irmãos vierem ques­tio­nar connosco, dir-lhes-emos: ‘Tende pena deles, pois não pude­ram tomar mulher para si, du­rante a guerra. Por outro lado, nem vós poderíeis dar-lhas; seríeis cul­pados!’»

23Assim fize­ram os filhos de Ben­jamim: entre as jovens dança­rinas que raptaram, levaram mu­lheres em número igual ao deles. Partiram, depois, e regres­sa­­ram à terra da sua herança; re­cons­truí­ram as cidades e estabeleceram-se lá! 24Nessa altura, os filhos de Israel dispersaram-se tam­bém cada um para a sua tribo e seu clã; dali partiram cada um para a terra da sua herança. 25Naquele tempo não havia rei em Israel; por isso, cada um fazia o que bem lhe parecia.



Capítulos

Jz 1 Jz 2 Jz 3 Jz 4 Jz 5 Jz 6 Jz 7 Jz 8 Jz 9 Jz 10 Jz 11 Jz 12 Jz 13 Jz 14 Jz 15 Jz 16 Jz 17 Jz 18 Jz 19 Jz 20 Jz 21