Ez 5

Da wiki Biblia Online
Ir para: navegação, pesquisa

Do povo destruído, fica apenas um «resto»1«E tu, filho de homem, toma uma lâmina afiada, como a navalha de barbeiro; toma-a e passa com ela sobre a tua cabeça e a tua barba. Em seguida, servir-te-ás de uma balança e dividirás os cabelos cortados. 2Lançarás o fogo a um terço deles, no meio da cidade, enquanto durar o tempo do cerco. Tomarás um outro terço que cortarás com a espada, em redor da cidade. O último terço atirá-lo-ás ao vento e Eu lançarei a espada atrás deles. 3Guardarás, contudo, uma pequena quantidade, que meterás no bolso do teu manto. 4Destes tomarás ainda uns poucos, que lançarás ao fogo e queimarás; é deles que sairá o fogo que há-de queimar Israel.»

5Assim fala o Senhor Deus: «Isto é Jerusalém! Coloquei-a entre os povos; e as nações estrangeiras ficaram à sua volta. 6Ela revoltou-se contra as minhas leis com mais perversidade do que as outras nações; e contra as minhas ordens, mais do que os países que a rodeiam. Porque os israelitas desprezaram as minhas leis e não praticam as minhas ordens.»

7É por isso que assim fala o Senhor Deus: «Porque fostes mais rebeldes do que as nações que se encontram à volta, porque não obedecestes às minhas ordens e não praticastes as minhas leis, e porque nem sequer seguistes as leis dos povos vizinhos, 8por isso – assim fala o Senhor Deus: Eis que também Eu me ponho contra ti e vou agir com justiça para contigo, à vista dos povos. 9Agirei para contigo como nunca agi nem nunca agirei, por causa das tuas faltas abomináveis. 10Por isso, os filhos serão devorados pelos pais, no meio de ti, e os filhos devorarão os pais. Agirei rigorosamente para contigo e dispersarei por todos os ventos tudo o que resta de ti. 11Por isso, pela minha vida –diz o Senhor Deus – porque profanaste o meu santuário com toda a espécie de infâmias e abominações, Eu também te abandonarei sem um olhar de misericórdia e também não te pouparei. 12A terça parte dos teus habitantes morrerá de peste e fome, dentro dos teus muros; outra terça parte perecerá à espada, à tua volta; a última terça parte dispersá-los-ei pelos quatro ventos e desembainharei a espada atrás deles. 13Desse modo ficará saciada a minha cólera; satisfarei o meu furor contra eles e vingar-me-ei; então, saberão que Eu, o Senhor, falei com zelo, quando tiver saciado o meu furor contra eles.

14De ti farei objecto de desolação e de humilhação, no meio dos povos que te rodeiam, aos olhos de todos os que passam. 15Tornar-te-ás objecto de humilhação e de escárnio, um exemplo e assunto de horror para as nações que te cercam, quando executar sobre ti as minhas sentenças com ira e furor, e com severos castigos. Eu, o Senhor, falei.

16Quando mandar contra vós flechas de fome que serão a vossa destruição, porque as enviarei para vos perder, então destruirei a vossa reserva de pão. 17Enviarei contra vós a fome e animais ferozes, que te privarão dos teus filhos; sobre ti passarão a peste e o sangue e farei vir contra ti a espada. Eu, o Senhor, falei.»



Capítulos

Ez 1 Ez 2 Ez 3 Ez 4 Ez 5 Ez 6 Ez 7 Ez 8 Ez 9 Ez 10 Ez 11 Ez 12 Ez 13 Ez 14 Ez 15 Ez 16 Ez 17 Ez 18 Ez 19 Ez 20 Ez 21 Ez 22 Ez 23 Ez 24 Ez 25 Ez 26 Ez 27 Ez 28 Ez 29 Ez 30 Ez 31 Ez 32 Ez 33 Ez 34 Ez 35 Ez 36 Ez 37 Ez 38 Ez 39 Ez 40 Ez 41 Ez 42 Ez 43 Ez 44 Ez 45 Ez 46 Ez 47 Ez 48