Ex 7

Da wiki Biblia Online
Ir para: navegação, pesquisa

1O SENHOR disse a Moisés: «Vê, Eu faço de ti um deus para o faraó, e Aarão, teu irmão, será o teu profeta. 2Tu dirás tudo o que Eu te ordenar, e Aarão, teu irmão, falará ao faraó para que deixe partir os filhos de Israel da sua terra.

3Mas Eu tornarei obstinado o coração do faraó e multiplicarei os meus sinais e os meus prodígios na terra do Egipto. 4Contudo, o faraó não vos escutará, e Eu porei a minha mão sobre o Egipto e farei sair os meus exércitos, o meu povo, os filhos de Israel, da terra do Egipto com grandes castigos. 5E os egípcios reconhecerão que Eu sou o SENHOR, quando Eu estender a minha mão contra o Egipto, e fizer sair os filhos de Israel do meio deles.»

6Moisés e Aarão fizeram exactamente como lhes tinha ordenado o SENHOR. 7Moisés tinha oitenta anos e Aarão tinha oitenta e três quando falaram ao faraó.


AS PRAGAS DO EGIPTO: 7,8-12,36 (Dt 6,20-23)


8O SENHOR disse a Moisés e a Aarão: 9«Se o faraó vos falar, dizendo: ‘Fazei um prodígio em vosso favor’, tu dirás a Aarão: ‘Pega na tua vara e lança-a diante do faraó, e ela transformar-se-á num dragão.»

10Moisés e Aarão foram ter com o faraó e fizeram como o SENHOR tinha ordenado. Aarão lançou a sua vara diante do faraó e diante dos seus servos, e ela transformou-se em dragão. 11Mas o faraó chamou também os sábios e os encantadores, e também eles, os magos do Egipto, fizeram a mesma coisa com os seus sortilégios. 12Eles lançaram cada um a sua vara, e se transformaram em dragões; mas a vara de Aarão devorou as varas deles. 13No entanto, o coração do faraó endureceu-se, e não escutou Moisés e Aarão, como o SENHOR tinha dito.


I. A água transformada em sangue (4,9; Sl 78,44; 105,29; Sb 11,6-8; Ap 16,3-6) – 14O SENHOR disse a Moisés: «O coração do faraó tornou-se pesado; ele recusou deixar partir o povo. 15Vai ter com o faraó, de manhã, quando ele sair para a água. Espera-o na margem do rio, e levarás na mão a vara que se transformou em cobra. 16Dir-lhe-ás: ‘O SENHOR, Deus dos hebreus, enviou-me ao teu encontro, dizendo: Deixa partir o meu povo, para que me sirva no deserto. E eis que até agora não escutaste. 17Assim diz o SENHOR: Nisto reconhecerás que Eu sou o SENHOR: eis que, com a vara que tenho na mão, ferirei as águas que estão no rio, e elas transformar-se-ão em sangue. 18Os peixes que estão no rio morrerão, o rio cheirará mal e os egípcios não poderão beber a água do rio.’»

19O SENHOR disse a Moisés: «Diz a Aarão: ‘Toma a tua vara e estende a tua mão sobre as águas do Egipto, sobre os seus rios, sobre os seus canais, sobre os seus lagos e sobre todos os seus depósitos de água – e que elas se transformem em sangue. Haverá sangue em toda a terra do Egipto, tanto nos recipientes de madeira como nos de pedra.’»

20Assim fizeram Moisés e Aarão, como o SENHOR tinha ordenado. Ele levantou a vara e bateu nas águas do rio, aos olhos do faraó e aos olhos dos seus servos, e todas as águas que estavam no rio se transformaram em sangue. 21Os peixes que estavam no rio morreram; o rio ficou a cheirar mal e os egípcios não puderam beber a água do rio. E houve sangue em toda a terra do Egipto. 22Mas os magos do Egipto fizeram a mesma coisa com as suas artes secretas.

Mas o coração do faraó endureceu-se, e não os escutou, como o SENHOR tinha falado. 23O faraó virou as costas e entrou em sua casa, e não voltou a pensar naquilo. 24Todos os egípcios se puseram a cavar nas proximidades do rio para beber água, pois não podiam beber as águas do rio. 25Passaram-se sete dias desde que o SENHOR ferira o rio.


II. As rãs (Sl 78,45; 105,30; Sb 19,10; Ap 16,13) – 26O SENHOR disse a Moisés: «Vai ter com o faraó e diz-lhe: ‘Assim disse o SENHOR: Deixa partir o meu povo para que me sirva. 27Se te recusares a deixá-lo partir, eis que Eu vou flagelar todo o teu território com rãs. 28O rio fervilhará de rãs; elas subirão e entrarão na tua casa, no teu quarto de dormir e para cima da tua cama, na casa dos teus servos e do teu povo, nos teus fornos e nos teus amassadoiros. 29Contra ti, contra o teu povo e contra todos os teus servos subirão as rãs.’»



Capítulos

Ex 1 Ex 2 Ex 3 Ex 4 Ex 5 Ex 6 Ex 7 Ex 8 Ex 9 Ex 10 Ex 11 Ex 12 Ex 13 Ex 14 Ex 15 Ex 16 Ex 17 Ex 18 Ex 19 Ex 20 Ex 21 Ex 22 Ex 23 Ex 24 Ex 25 Ex 26 Ex 27 Ex 28 Ex 29 Ex 30 Ex 31 Ex 32 Ex 33 Ex 34 Ex 35 Ex 36 Ex 37 Ex 38 Ex 39 Ex 40