Ex 39

Da wiki Biblia Online
Ir para: navegação, pesquisa

Vestes sacerdotais1Com a púrpura violácea, a púrpura escarlate e a púrpura carmesim fizeram as vestes sagradas para o serviço no santuário, e os ornamentos sagrados para Aarão, como o SENHOR tinha ordenado a Moisés.


Insígnia sacerdotal (28,6-14) – 2Fizeram a insígnia sacerdotal de ouro, de púrpura violácea, de púrpura escarlate, de púrpura carmesim e de linho tecido. 3Estenderam o ouro em lâminas e cortaram fios que entrelaçaram na púrpura violácea, na púrpura escarlate, na púrpura carmesim e no linho fino, executando artísticos bordados. 4Adaptaram-lhe duas ombreiras, que juntavam as extremidades da parte superior. 5O cíngulo, que servia para fixar a insígnia, era do mesmo tecido e trabalhado da mesma forma: de ouro, de púrpura violácea, púrpura escarlate, púrpura carmesim e fios de linho, como o SENHOR tinha ordenado a Moisés.

6Montaram as pedras de ónix em cravações de ouro, nas quais gravaram, à maneira dos sinetes, os nomes dos filhos de Israel. 7Ajustaram-se nas ombreiras da insígnia, com pedras destinadas a recordar os filhos de Israel, como o SENHOR tinha ordenado a Moisés.


O peitoral (28,15-30) – 8Confeccionaram o peitoral – obra de artista – assim como a insígnia: de ouro, púrpura violácea, púrpura escarlate, púrpura carmesim e linho tecido. 9Era quadrado e dobrado, tinha um palmo de comprimento e um palmo de largura. 10Guarneceram-no de quatro filas de pedrarias. Na primeira fila colocaram um rubi, um topázio, uma esmeralda; 11na segunda fila, uma cornalina, uma safira, um diamante; 12na terceira fila, uma opala, uma ágata e uma ametista; 13na quarta fila, um crisólito, um ónix e um jaspe. Todas estas pedras estavam cravadas em ouro. 14Correspondendo aos nomes dos filhos de Israel, eram em número de doze e em cada uma delas estava gravado, como num sinete, o nome de cada uma das doze tribos. 15Fizeram também, para o peitoral, pequenas correntes de ouro puro, entrelaçadas em forma de cordões. 16Fizeram duas cravações de ouro e duas argolas de ouro que colocaram nos dois cantos do peitoral. 17Passaram as duas correntes de ouro pelas duas argolas dos cantos do peitoral, 18e fixaram as duas pontas de cada corrente nas duas cravações, adaptando-as, pela frente, às duas ombreiras da insígnia. 19Fizeram também duas argolas de ouro que colocaram nos dois cantos do peitoral, na orla interior que se justapõe à insígnia. 20E fizeram outras duas argolas de ouro que fixaram sob as duas ombreiras da insígnia, do lado exterior, no sítio em que se unem por cima do cíngulo da mesma insígnia. 21Ataram o peitoral, prendendo as suas argolas às da insígnia por meio de um cordão de púrpura violácea, a fim de fixar o peitoral sobre o cíngulo da insígnia, de forma a não oscilar, como o SENHOR tinha ordenado a Moisés.


O manto e as túnicas (28,31-35) – 22Fizeram o manto da insígnia, tecido inteiramente de púrpura violácea. 23A abertura, feita no meio, era redonda como a de uma cota de armas e guarnecida de um debrum a toda a volta, para evitar rasgões. 24Guarneceram a barra do manto com romãs de púrpura violácea, de púrpura escarlate e de púrpura carmesim, a toda a volta. 25Fizeram campainhas de ouro puro, que entremearam com as romãs em toda a barra do manto. 26Uma campainha e depois uma romã a toda a volta da barra do manto, para o culto, como o SENHOR tinha ordenado a Moisés.

27Fizeram as túnicas de linho fino para Aarão e seus filhos; 28a tiara de linho fino, as tiaras para as cerimónias e os calções de linho; 29o cíngulo de fios de linho, de púrpura escarlate e púrpura carmesim, bordado, como o SENHOR tinha ordenado a Moisés. 30Fizeram a lâmina de ouro puro, o diadema sagrado, na qual gravaram, como se grava num sinete: «Consagrado ao SENHOR.» 31Prenderam-na com uma fita de púrpura violácea à frente, na parte superior da tiara, como o SENHOR tinha ordenado a Moisés.


Fim dos trabalhos32Terminaram-se, assim, os trabalhos do santuário, da tenda da reunião; os filhos de Israel executaram tudo de harmonia com as ordens dadas pelo SENHOR a Moisés. 33Apresentaram, então, o santuário a Moisés; a tenda e todos os utensílios: ganchos, pranchas, travessas, colunas e bases; 34a cobertura de peles de carneiro tingidas de vermelho, a cobertura de peles finas, o véu de protecção; 35a Arca do testemunho com os seus varais e o propiciatório; 36a mesa, com todos os utensílios e os pães da oferenda; 37o candelabro de ouro puro, com todas as lâmpadas preparadas, todos os acessórios e o azeite para o candelabro; 38o altar de ouro, o óleo de unção e o incenso aromático; a cortina para a entrada da tenda; 39o altar, com a grade de bronze, os varais e todos os seus utensílios; a bacia com a base; 40as cortinas do átrio, as colunas e as suas bases; a cortina da porta do átrio, com os cordões e as cavilhas, enfim, todos os utensílios para o serviço do santuário, para a tenda da reunião; 41as vestes litúrgicas para o serviço no santuário, os ornamentos sagrados para o sacerdote Aarão e as vestes sacerdotais dos seus filhos. 42Os filhos de Israel fizeram todas as obras, obedecendo em tudo às ordens dadas a Moisés pelo SENHOR.

43Moisés examinou todo o trabalho e verificou que fora executado de harmonia com as ordens do SENHOR. E Moisés abençoou-os.



Capítulos

Ex 1 Ex 2 Ex 3 Ex 4 Ex 5 Ex 6 Ex 7 Ex 8 Ex 9 Ex 10 Ex 11 Ex 12 Ex 13 Ex 14 Ex 15 Ex 16 Ex 17 Ex 18 Ex 19 Ex 20 Ex 21 Ex 22 Ex 23 Ex 24 Ex 25 Ex 26 Ex 27 Ex 28 Ex 29 Ex 30 Ex 31 Ex 32 Ex 33 Ex 34 Ex 35 Ex 36 Ex 37 Ex 38 Ex 39 Ex 40