Ex 30

Da wiki Biblia Online
Ir para: navegação, pesquisa

O altar dos perfumes (37, 25-29) – 1«Também construirás um altar para queimar perfumes, e fá-lo-ás de madeira de acácia. 2Terá um côvado de comprimento e um côvado de largura; será quadrado e terá dois côvados de altura. As suas hastes formarão com ele uma peça única. 3Revestirás de ouro puro a parte superior do altar, todos os lados e as hastes. E terá em volta uma guarnição de ouro. 4Adaptar-lhe-ás duas argolas de ouro por cima da guarnição, nos dois lados, colocando-as de um e de outro lado, para nelas se meterem os varais que servirão para o transportar. 5Farás os varais de madeira de acácia e revesti-los-ás de ouro. 6Colocarás o altar defronte do véu que encobre a Arca do testemunho, diante do propiciatório que está sobre a Arca, no lugar em que me encontrarei contigo.

7É neste lugar que Aarão queimará perfumes todas as manhãs, quando preparar as lâmpadas; 8e queimá-los-á também ao entardecer, quando acender as lâmpadas. Assim, haverá perpetuamente, de geração em geração, perfumes a arder na presença do SENHOR. 9Não oferecereis sobre este altar um perfume profano, nem holocausto, nem oferenda, e não derramareis nele libação alguma. 10Aarão, uma vez por ano, purificará as hastes do altar; fá-lo-á com o sangue dos sacrifícios no dia da expiação, uma só vez por ano, que será purificado, de geração em geração. Este altar será santíssimo diante do SENHOR.»


Contribuição para o culto (38,25-31) 11O SENHOR disse a Moisés: 12«Quando contares os filhos de Israel para os recenseares, cada um deles pagará ao SENHOR o resgate da sua pessoa, por ocasião do recenseamento, a fim de que não caia sobre eles nenhum flagelo. 13Todos os recenseados apresentarão meio siclo, conforme o peso do santuário, que é de vinte gueras, cuja metade será a oferta reservada ao SENHOR.

14Todo o homem recenseado, de vinte anos para cima, satisfará a importância devida ao SENHOR. 15O rico não dará mais e o pobre não dará menos que meio siclo, para pagar o tributo que o SENHOR impôs como resgate das vossas pessoas.

16Receberás dos filhos de Israel o dinheiro do resgate e empregá-lo-ás no serviço da tenda da reunião; e ele servirá de lembrança aos filhos de Israel diante do SENHOR, expiando pelas vossas vidas.»


A bacia de bronze (38,8; 1 Rs 7,23; Ez 40,17-49) – 17O SENHOR disse a Moisés: 18«Farás uma bacia de bronze com uma base de bronze para abluções. Colocá-la-ás entre a tenda da reunião e o altar, e nela deitarás água. 19Aarão e os seus filhos lavarão ali as mãos e os pés. 20Quando entrarem na tenda da reunião, lavar-se-ão com esta água, para não morrerem; e também quando se aproximarem do altar, para o exercício do culto e para oferecerem sacrifícios ao SENHOR, 21lavarão os pés e as mãos, a fim de não morrerem.

Esta é uma norma perpétua para eles: para Aarão e para os seus descendentes, por todas as gerações.»


Óleo e perfume da unção (v.1-10; 37,29; 40,9-16) – 22O SENHOR disse a Moisés: 23«Toma dos melhores aromas: mirra virgem, quinhentos siclos; cinamomo, metade do anterior – duzentos e cinquenta siclos; junco odorífero, duzentos e cinquenta siclos; 24cássia, quinhentos siclos, segundo o peso do siclo do santuário; e um hin de azeite de oliveira. 25Farás com isto um óleo para a unção sagrada e um perfume composto, de harmonia com a arte de perfumista. Será este o óleo para a unção sagrada.

26Ungirás com ele a tenda da reunião e a Arca do testemunho, 27a mesa e todos os acessórios, o candelabro e os acessórios, o altar dos perfumes, 28o altar dos holocaustos com todos os utensílios e a bacia com a base. 29Santificá-los-ás assim e tornar-se-ão santíssimos; tudo quanto neles tocar tornar-se-á santo. 30Ungirás com ele Aarão e os seus filhos e hás-de consagrá-los, para que exerçam o meu sacerdócio.

31Dirás então aos filhos de Israel: Este será para mim o óleo da unção sagrada, de geração em geração. 32Não será derramado sobre o corpo de um homem qualquer, e não fareis outro semelhante, com a mesma composição, porque foi santificado; é para vós uma coisa sagrada. 33Quem dele fizer uma imitação, ou com ele ungir um profano, será excluído do seu povo.»

34O SENHOR disse a Moisés: «Escolhe ingredientes em partes iguais: bálsamo, unha aromática, gálbano, diversos ingredientes e incenso puro. 35Farás com esta mistura um perfume preparado com sal, segundo a arte de perfumista; será uma coisa pura e santa. 36Reduzi-lo-ás a um pó fino e colocá-lo-ás diante do testemunho, na tenda da reunião, onde me encontrarei contigo. Este perfume será para vós uma coisa santíssima. 37Não fareis para vosso uso outro perfume com a mesma composição. Considerá-lo-ás coisa sagrada, reservada ao SENHOR. 38Quem dela fizer uma imitação para aspirar o aroma, será excluído do seu povo.»



Capítulos

Ex 1 Ex 2 Ex 3 Ex 4 Ex 5 Ex 6 Ex 7 Ex 8 Ex 9 Ex 10 Ex 11 Ex 12 Ex 13 Ex 14 Ex 15 Ex 16 Ex 17 Ex 18 Ex 19 Ex 20 Ex 21 Ex 22 Ex 23 Ex 24 Ex 25 Ex 26 Ex 27 Ex 28 Ex 29 Ex 30 Ex 31 Ex 32 Ex 33 Ex 34 Ex 35 Ex 36 Ex 37 Ex 38 Ex 39 Ex 40