Dt 5

Da wiki Biblia Online
Ir para: navegação, pesquisa

O Decálogo (Ex 19,16-20; 20,2-17) – 1Moisés convocou todo o Israel e disse: «Escuta, Israel, as leis e os preceitos que eu hoje proclamo aos vossos ouvidos; aprendei-os e ponde-os em prática. 2O SENHOR, nosso Deus, concluiu uma aliança connosco no Horeb. 3Não foi com os nossos pais que o SENHOR concluiu esta aliança, mas connosco que, estamos aqui todos vivos hoje. 4O SENHOR falou-nos face a face sobre a montanha, do meio do fogo. 5Naquele tempo, eu estava entre o SENHOR e vós, para vos transmitir as suas palavras, porque, com medo do fogo, não subistes à montanha. Ele disse:

6 ‘Eu sou o SENHOR, teu Deus, que te fez sair da terra do Egipto, da casa da escravidão. 7Não terás nenhum outro deus além de mim. 8Não farás para ti nenhuma imagem esculpida, seja do que está no alto do céu, ou em baixo, sobre a terra, ou nas águas, debaixo da terra. 9Não te prostrarás diante delas e não as adorarás, porque Eu, o SENHOR, sou o teu Deus, um Deus ciumento, que castigo a iniquidade dos pais nos filhos, até à terceira e quarta geração dos que me ofendem, 10mas uso de benevolência até à milésima geração com aqueles que me amam e guardam os meus mandamentos.

11Não invocarás em vão o nome do SENHOR, teu Deus, porque o SENHOR não deixará impune aquele que tiver invocado o seu nome em vão.

12Guarda o dia de sábado para o santificar, como te ordenou o SENHOR, teu Deus. 13Trabalharás durante seis dias e neles farás todos os teus trabalhos; 14mas, o sétimo dia é o sábado do SENHOR, teu Deus: não farás trabalho algum, nem tu, nem os teus filhos e filhas, nem o teu escravo ou escrava, nem o teu boi, o teu jumento ou qualquer outro animal, nem o estrangeiro que está dentro das tuas portas, para que o teu servo e a tua serva descansem como tu. 15Lembra-te que foste escravo na terra do Egipto, donde o SENHOR, teu Deus, te fez sair com mão forte e braço estendido. Por isso te ordenou o SENHOR, teu Deus, que guardasses o dia de sábado.

16Honra o teu pai e a tua mãe, como te ordenou o SENHOR, teu Deus, a fim de prolongares os teus dias e viveres feliz na terra que o SENHOR, teu Deus, te há-de dar.
17Não matarás.
18Não cometerás adultério.
19Não roubarás.
20Não prestarás falso testemunho contra o teu próximo.
21Não cobiçarás a mulher do teu próximo e não desejarás a sua casa, nem o seu campo, nem o seu escravo, nem a sua escrava, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem nada que lhe pertença.’

22Estas palavras dirigiu o SENHOR a toda a vossa assembleia sobre a montanha, do meio do fogo, da nuvem e das trevas, com voz forte, sem acrescentar mais nada; escreveu-as em duas tábuas de pedra e entregou-mas. 23Quando ouvistes a voz que saía do meio das trevas, enquanto a montanha se abrasava em fogo, aproximastes-vos todos de mim com os chefes das vossas tribos e os vossos anciãos e dissestes-me: 24 ‘Na verdade, o SENHOR, nosso Deus, revelou-nos a sua glória e a sua grandeza, e ouvimos a sua voz do meio do fogo. Hoje mesmo damo-nos conta de que Deus pode falar ao homem e este continuar vivo! 25Mas agora não iremos morrer, consumidos por esse grande fogo? Se continuarmos a ouvir a voz do SENHOR, nosso Deus, morreremos. 26Pois que criatura poderá ouvir a voz do Deus vivo, falando do meio do fogo, como nós ouvimos, e permanecer viva? 27Vai tu e escuta tudo o que disser o SENHOR, nosso Deus; e, depois, tu nos dirás tudo o que o SENHOR, nosso Deus, te tiver dito; então ouviremos e obedeceremos.’

28O SENHOR ouviu a súplica das vossas palavras quando me faláveis, e disse-me: ‘Ouvi a súplica das palavras que esse povo te dirigiu; tudo o que eles disseram está bem. 29Quem dera que tivessem sempre a peito temer-me e cumprir todos os meus mandamentos, para serem eterna-mente felizes, eles e os seus filhos. 30Vai, diz-lhes que voltem para as suas tendas. 31Tu, porém, fica aqui comigo, e Eu te exporei todos os mandamentos, leis e preceitos que lhes ensinarás e que eles cumprirão na terra que Eu lhes darei em propriedade.’ 32Tomai cuidado em cumprir o que vos ordenou o SENHOR, vosso Deus; não vos afasteis para a direita nem para a esquerda. 33Segui o caminho que o SENHOR, vosso Deus, vos ordenou, para viverdes e serdes felizes. Assim prolongareis a vida na terra de que ides tomar posse.»



Capítulos

Dt 1 Dt 2 Dt 3 Dt 4 Dt 5 Dt 6 Dt 7 Dt 8 Dt 9 Dt 10 Dt 11 Dt 12 Dt 13 Dt 14 Dt 15 Dt 16 Dt 17 Dt 18 Dt 19 Dt 20 Dt 21 Dt 22 Dt 23 Dt 24 Dt 25 Dt 26 Dt 27 Dt 28 Dt 29 Dt 30 Dt 31 Dt 32 Dt 33 Dt 34