Dt 23

Da wiki Biblia Online
Ir para: navegação, pesquisa

1«Homem algum poderá tomar a mulher de seu pai, para não descobrir o leito paterno.»


LEIS SOCIAIS (23,2-25,19)


Exclusão da Assembleia2«Nem o castrado nem o que for mutilado sexualmente serão admitidos na assembleia do SENHOR. 3O filho ilegítimo não será admitido na assembleia do SENHOR; nem mesmo a sua décima geração poderá ser ali admitida. 4Um amonita ou um moabita não serão admitidos na assembleia do SENHOR; nem mesmo a sua décima geração poderá jamais ser ali admitida, 5porque não vos ofereceram pão e água no caminho, quando saístes do Egipto; além disso, porque aliciaram contra ti Balaão, filho de Beor, de Petor, em Aram-Naaraim, para que ele te amaldiçoasse. 6Mas o SENHOR, teu Deus, não quis escutar Balaão e transformou a maldição em bênção, porque o SENHOR, teu Deus, te ama. 7Não te interesses jamais pelo bem deles nem pela sua prosperidade, em toda a tua vida.

8Não abominarás o edomita, porque ele é teu irmão; não abominarás o egípcio, porque foste estrangeiro residente no seu país. 9Os filhos que lhes nascerem poderão ser admitidos na assembleia do SENHOR, a partir da terceira geração.»


Pureza em caso de guerra10«Quando saíres em campanha contra os teus inimigos, evitarás qualquer má acção. 11Quando estiver contigo um homem que não esteja puro devido à polução nocturna, sairá para fora do acampamento e não regressará ao acampamento. 12Ao cair da tarde, lavar-se-á com água e, ao sol posto, entrará de novo para o acampamento.

13Reservarás um sítio, fora do acampamento, e lá irás para as necessidades. 14Terás também, junto com o outro equipamento, uma pá; quando saíres para fazer as necessidades, farás com a pá um buraco, cobrindo, depois, os dejectos. 15Na verdade, o SENHOR, teu Deus, anda pelo meio do teu acampamento para te proteger e para te entregar os teus inimigos. E assim o teu acampamento deve ser santo, para que Ele não veja aí nada de aviltante e se afaste de ti.»


Hospitalidade para com os escravos16«Não entregarás um escravo ao seu senhor, se ele vier refugiar-se junto de ti, abandonando o seu senhor. 17Habitará contigo, no teu meio, no lugar que escolher, numa das tuas cidades, na que for melhor para ele; não o explorarás.»


Proibição da prostituição sagrada 18«Não deve existir entre os filhos de Israel nem mulheres nem homens dedicados à prostituição sagrada.

19Não apresentarás na casa do SENHOR, teu Deus, quaisquer promessas, como salário de prostituta ou ganho de sodomita, porque uma e outra coisa são abominadas pelo SENHOR, teu Deus.»


Leis sociais20«Não exigirás ao teu irmão juros de dinheiro, juros de comida, ou juros de qualquer espécie. 21Poderás emprestar com juros a um estrangeiro, mas não ao teu irmão. Não lhe exigirás juros para que o SENHOR, teu Deus, abençoe todos os trabalhos das tuas mãos na terra em que vais entrar para dela tomar posse. 22Quando fizeres um voto ao SENHOR, teu Deus, não tardes em cumpri-lo, porque o SENHOR, teu Deus, te pedirá contas disso; seria um pecado da tua parte. 23Mas, se não fizeres voto, não haverá pecado da tua parte. 24Mas deves observar e cumprir o que prometeste ao SENHOR, teu Deus, a promessa espontânea saída dos teus lábios, proferida pela tua própria boca.

25Quando entrares na vinha do teu próximo, poderás comer uvas até ficares saciado, mas não as levarás no cesto. 26Quando entrares na seara do teu próximo, poderás colher espigas com a mão, mas não colherás à foice na seara do teu próximo.»



Capítulos

Dt 1 Dt 2 Dt 3 Dt 4 Dt 5 Dt 6 Dt 7 Dt 8 Dt 9 Dt 10 Dt 11 Dt 12 Dt 13 Dt 14 Dt 15 Dt 16 Dt 17 Dt 18 Dt 19 Dt 20 Dt 21 Dt 22 Dt 23 Dt 24 Dt 25 Dt 26 Dt 27 Dt 28 Dt 29 Dt 30 Dt 31 Dt 32 Dt 33 Dt 34