2 Sm 5

Da wiki Biblia Online
Ir para: navegação, pesquisa

David rei de Israel (1 Cr 3,1-9; 11,1-3) – 1Todas as tribos de Is­rael foram ter com David a He­bron e disseram-lhe: «Aqui nos tens: não somos nós da tua carne e do teu san­gue? 2Tempos atrás, quando Saul era nosso rei, eras tu quem dirigia as cam­panhas de Israel e o Senhor disse-te: ‘Tu apascentarás o meu povo de Israel e serás o seu chefe.’» 3Vieram, pois, todos os an­ciãos de Israel ter com o rei a He­bron. David fez com eles uma aliança diante do Senhor, e eles sagraram-no rei de Israel.

4David tinha trinta anos quando começou a reinar e reinou qua­renta anos: 5sete anos e seis meses sobre Judá, em Hebron, e trinta e três anos em Jerusalém, sobre todo o Israel e Judá.


David em Jerusalém (1 Cr 11,4-9; 14,1-7) – 6O rei marchou com os seus homens para Jeru­sa­lém, con­tra os je­buseus, que habi­tavam aquela terra. Estes disseram a David: «Não entra­rás aqui; serás repelido até por ce­gos e coxos.» Isto queria dizer: «Nun­ca entrarás aqui.» 7Contudo, David apo­­derou-se da fortaleza de Sião, que é a Ci­dade de David. 8David disse na­­quele dia: «Quem quiser atacar os je­buseus suba pelo canal e mate esses cegos e coxos, que David despreza. Daí, o di­tado: ‘Nem cego nem coxo entra­­rão no templo.’» 9David esta­be­leceu-se na fortaleza e deu-lhe o nome de Cidade de David. Cercou a ci­dade de muralhas, de Milo para den­tro. 10Deste modo, David ia-se for­­ti­ficando e o Senhor, Deus do uni­­verso, estava com ele. 11Hiram, rei de Tiro, enviou-lhe mensageiros, com madeira de cedro, carpinteiros e pe­dreiros, para lhe cons­­­­truírem um pa­lácio. 12Então, Da­­vid reconheceu que o Senhor o con­firmava como rei de Israel e exal­tava a sua realeza por causa de Israel, seu povo.

13Depois que chegou de Hebron, David tomou outras concubinas e mulheres de Jerusalém e teve delas filhos e filhas. 14Eis os nomes dos fi­lhos que lhe nasceram em Jerusa­lém: Chamua, Chobab, Natan, Salo­mão, 15Jibear, Elichua, Néfeg, Jafia, 16Elichamá, Eliadá e Elifélet.


Guerra contra os filisteus (1 Cr 14, 8-17) – 17Os filisteus, ao sa­be­rem que David fora ungido rei de Israel, puse­ram-se todos em campanha para ir em busca dele. Infor­mado disto, Da­vid desceu à forta­leza. 18Os filis­teus, tendo chegado, espalharam-se pelo Vale dos Gigan­tes. 19David con­sul­tou o Senhor, dizendo: «Devo ata­car os filisteus? Irás entregá-los nas mi­nhas mãos?» O Senhor respondeu: «Vai, Eu os entregarei nas tuas mãos.»

20Desceu David a Baal-Perasim e der­rotou-os. E disse David: «O Se­nhor dispersou os meus inimigos diante de mim como as águas de um di­que.» E chamou àquele lugar Baal-Perasim. 21Os filisteus deixaram ali os seus ídolos, que caíram nas mãos de Da­vid e dos seus homens.

22Os filisteus voltaram ao ata­que, espalhando-se pelo Vale dos Gi­gan­tes. 23David consultou o Senhor, que lhe disse: «Não vás ao encontro de­les, mas dá volta por detrás e ataca-os pelo lado das amoreiras. 24Quando ouvires um rumor de passos, então co­meçarás o combate, porque o Se­nhor marchará diante de ti para es­magar o exército dos fi­listeus.»

25Da­vid fez como lhe orde­nara o Senhor e derrotou os filisteus desde Gueba até Guézer.



Capítulos

2 Sm 1 2 Sm 2 2 Sm 3 2 Sm 4 2 Sm 5 2 Sm 6 2 Sm 7 2 Sm 8 2 Sm 9 2 Sm 10 2 Sm 11 2 Sm 12 2 Sm 13 2 Sm 14 2 Sm 15 2 Sm 16 2 Sm 17 2 Sm 18 2 Sm 19 2 Sm 20 2 Sm 21 2 Sm 22 2 Sm 23 2 Sm 24