2 Sm 4

Da wiki Biblia Online
Ir para: navegação, pesquisa

Morte de Isboset (9,1-13) – 1Quando Isboset, filho de Saul, soube da morte de Abner, em He­bron, desmaiou e todo o povo de Israel ficou consternado. 2Ele tinha ao seu serviço dois chefes de bando, um chamado Baana e o outro Re­cab, filhos de Rimon de Beerot, da tribo de Benjamim; pois Beerot per­tencia também a Benjamim, 3em­bora os seus habitantes se tivessem refugiado em Guitaim e residido ali até hoje como forasteiros. 4Jóna­tas, filho de Saul, tinha um filho para­lí­tico dos dois pés. Quando tinha cinco anos, chegou de Jezrael a notícia da morte de Saul e de Jónatas. Então, a sua ama fugiu com ele e, na pre­cipi­tação da fuga, o menino caiu e ficou coxo. Chamava-se Mefiboset.

5Os fi­lhos de Rimon de Beerot, Re­­cab e Baana, partiram, no maior ca­lor do dia, e foram à casa de Isbo­set que es­tava a dormir a sesta. 6Entra­ram na casa, como comer­cian­tes car­re­ga­dos de trigo, e feri­ram-no no ven­tre; se­gui­damente, Re­cab e seu irmão esca­param. 7Is­boset repousava no seu leito; feri­ram-no de morte e cor­ta­ram-lhe a cabeça. Tomaram-na de­­pois consigo e caminharam toda a noi­te pelo caminho da Arabá. 8E le­va­ram a ca­beça de Isboset a Da­vid, em He­bron, dizendo ao rei: «Eis a cabeça de Isboset, filho de Saul, teu inimigo, que te queria matar. O Senhor con­ce­­deu hoje ao meu senhor e rei a vin­gança sobre Saul e sobre a sua raça.» 9Mas David res­pondeu a Recab e ao seu irmão Baana, filhos de Beerot: «Pelo Deus vivo, que me salvou de to­dos os perigos! 10Ao homem que me veio anunciar a morte de Saul, pen­san­do dar-me uma boa notícia, pren­di-o e matei-o em Ciclag, como retri­bui­ção da sua boa notícia. 11Muito mais ainda agora a homens malva­dos, que mata­ram um inocente no seu lei­to, den­­tro da sua casa! Não lhes pe­direi contas do sangue dele, exter­­mi­nan­do-os da superfície da terra?»

12David or­denou aos seus homens que os ma­tas­sem. Cor­­taram-lhes as mãos e os pés e pen­du­raram-nos junto do tan­que de He­bron. A cabeça de Isboset foi colocada no túmulo de Abner, em Hebron.



Capítulos

2 Sm 1 2 Sm 2 2 Sm 3 2 Sm 4 2 Sm 5 2 Sm 6 2 Sm 7 2 Sm 8 2 Sm 9 2 Sm 10 2 Sm 11 2 Sm 12 2 Sm 13 2 Sm 14 2 Sm 15 2 Sm 16 2 Sm 17 2 Sm 18 2 Sm 19 2 Sm 20 2 Sm 21 2 Sm 22 2 Sm 23 2 Sm 24