2 Sm 24

Da wiki Biblia Online
Ir para: navegação, pesquisa

Recenseamento e peste (1 Cr 21,1-17) – 1A cólera do Senhor inflamou-se de novo contra Israel e excitou David contra eles, dizendo: «Vai, faz o recenseamento de Israel e Judá.» 2Disse, pois, o rei a Joab, chefe do exército: «Percorre todas as tribos de Israel, de Dan a Bercheba, e faz o recen­seamento do povo, de maneira que eu saiba o seu número.» 3Joab disse ao rei: «Que o Senhor, teu Deus, multiplique o povo cem vezes mais do que agora, e que o rei, meu senhor, o veja. Mas que pre­tende o rei, meu senhor, com isto?» 4Contudo, a ordem do rei pre­valeceu sobre a opinião de Joab e dos chefes do exército. Saíram Joab e os chefes do exército da presença do rei e fo­ram fazer o recenseamento do povo de Israel.

5Passaram o Jordão e começa­ram por Aroer e a cidade situada no meio do vale, e por Gad até Jazer. 6Fo­ram, depois, a Guilead e à terra dos hititas, em Cadés, e chegaram até Dan. Dali, dirigiram-se para Sí­don. 7Atingiram a fortaleza de Tiro e pas­saram em todas as cidades dos he­veus e dos cananeus, chegando até Négueb de Judá, em Bercheba. 8Per­cor­reram, assim, todo o país e vol­taram a Jerusalém, ao fim de nove meses e vinte dias. 9Joab apre­sen­tou ao rei a soma do recenseamento do povo. Havia em Israel oito­centos mil homens de guerra, que maneja­vam a espada e, em Judá, quinhen­tos mil homens.

10Feito o recenseamento do povo, David sentiu remorsos e disse ao Se­nhor: «Cometi um grande pecado, ao fazer isto. Mas perdoa, Senhor, a culpa do teu servo, porque procedi como um insensato.» 11Pela ma­nhã, quando David se levantou, o Se­nhor tinha falado ao profeta Gad, vidente de David, nestes termos: 12«Vai di­zer a David: ‘Eis o que diz o Senhor. Dou-te a escolher entre três coisas; escolhe uma das três e a executa­rei.’» 13Gad foi ter com David e referiu-lhe estas palavras, dizendo: «Que preferes: sete anos de fome sobre a terra, três meses a fugir diante dos inimigos que te perseguem, ou três dias de peste no teu país? Reflecte, pois, e vê o que devo responder a quem me enviou.» 14David respondeu a Gad: «Vejo-me em grande angústia. É melhor cair nas mãos do Senhor, cuja misericórdia é grande, do que cair nas mãos dos homens!»

15O Senhor enviou a peste a Is­rael, desde a manhã daquele dia até ao prazo marcado. Morreram se­tenta mil homens do povo, de Dan a Ber­cheba. 16O anjo estendeu a mão con­tra Jerusalém para a destruir. Mas o Senhor arrependeu-se desse mal e disse ao anjo que extermi­nava o povo: «Basta, retira a tua mão.» O anjo do Senhor estava junto à eira de Arauna, o jebuseu. 17Vendo o anjo que feria o povo, David disse ao Senhor: «Fui eu que pequei, eu é que tenho culpa! Mas estes, que são inocentes, que fizeram? Peço que descarregues a tua mão sobre mim e sobre a minha família!»


Construção do altar (1 Cr 21,17-30) – 18Gad foi ter com David naquele dia, e disse-lhe: «Sobe e le­vanta um altar ao Senhor na eira de jebuseu Arau­na.» 19David subiu, então, cumprindo a palavra de Gad, como o Senhor tinha ordenado.

20Arauna olhou e viu aproximar-se o rei com a sua comi­tiva. Adian­tou-se e prostrou-se diante do rei, 21dizendo: «Porque vem o rei, meu senhor, à casa do seu servo?»

David respondeu: «Para comprar a tua eira e cons­truir aqui um altar ao Senhor, a fim de que o flagelo cesse de afligir o povo.»

22Arauna disse a David: «Tome-a, pois, o meu senhor e rei, e ofereça o que melhor lhe parecer! Ali estão os bois para o holocausto, o carro e o jugo para a lenha. 23Ó rei, Arauna tudo oferece ao rei.» E Arauna acres­centou: «Que o Se­nhor, teu Deus, te seja propí­cio!»

24O rei disse-lhe: «Não será assim, mas pagar-te-ei o seu justo valor. Não oferecerei holocaustos ao Se­nhor, meu Deus, que não me te­nham cus­tado nada.»

E David comprou a eira e os bois por cinquenta siclos de prata. 25Le­vantou ali um altar ao Se­nhor e ofe­receu holocaustos e sacrifícios de comunhão.

O Senhor compadeceu-se da terra e cessou o flagelo que assolava Israel.



Capítulos

2 Sm 1 2 Sm 2 2 Sm 3 2 Sm 4 2 Sm 5 2 Sm 6 2 Sm 7 2 Sm 8 2 Sm 9 2 Sm 10 2 Sm 11 2 Sm 12 2 Sm 13 2 Sm 14 2 Sm 15 2 Sm 16 2 Sm 17 2 Sm 18 2 Sm 19 2 Sm 20 2 Sm 21 2 Sm 22 2 Sm 23 2 Sm 24