2 Sm 21

Da wiki Biblia Online
Ir para: navegação, pesquisa
VI. Apêndices (21,1-24,25)


Os guibeonitas contra a fa­­mília de Saul (9,1-13) – 1No tempo de David, houve uma fome que durou três anos consecutivos. Da­vid consultou o Senhor e Ele respon­deu-lhe: «É por causa de Saul e da sua casa sanguinária, pois ma­tou os gui­beonitas.» 2O rei chamou então os guibeonitas e falou com eles. Estes não eram filhos de Israel, mas um resto dos amorreus, aos quais os israe­litas se tinham ligado com ju­ra­mento. Entretanto, Saul procu­rou eliminá-los por zelo para com os fi­lhos de Israel e de Judá. 3David dis­se, pois, aos guibeonitas: «Que que­reis que vos faça e que satisfação vos poderei dar, para que abençoeis o povo do Se­nhor?» 4Os guibeonitas respon­de­ram: «Não é uma questão de prata nem de ouro com Saul e a sua família; nem se trata de matar nin­guém em Israel.» David disse-lhes: «Então, que quereis que vos faça?» 5Eles res­ponderam ao rei: «Aquele homem que nos quis dizimar e projectou ani­qui­lar-nos, fazendo-nos desaparecer de Israel, 6entregue-nos sete dos seus descendentes, a fim de os enforcar­mos diante do Se­nhor, em Guibeá de Saul, o eleito do Se­nhor.» Disse David: «Pois bem, eu vo-los entrega­rei.» 7O rei poupou Mefiboset, filho de Jónatas, filho de Saul, por causa do juramento feito entre ele e Jóna­tas, filho de Saul. 8Tomou, pois, os dois filhos que Ris­pa, filha de Aiá, dera a Saul, Armo­ni e Mefiboset, e os cinco filhos que Mical, filha de Saul, dera a Adriel, filho de Barzilai de Meola. 9Entre­gou-os aos habitantes de Gui­beon, que os enforcaram no monte, diante do Senhor. Todos os sete pere­ceram juntos nos primeiros dias da colheita, ao começar a ceifa das cevadas.

10Rispa, porém, filha de Aiá, to­mou um saco e estendeu-o sobre a rocha, desde o princípio da colheita da ce­vada até ao dia em que caiu sobre os cadáveres a primeira chuva do céu, não deixando que os pássaros do céu pousassem sobre eles durante o dia, nem que as feras selvagens lhes tocas­sem durante a noite. 11David, avi­sado do que tinha feito Rispa, filha de Aiá, concubina de Saul, 12foi reco­lher os ossos de Saul e de Jónatas, seu filho, à ci­dade dos habitantes de Jabés de Guilead. Estes tinham-nos tirado furtivamente da praça de Bet-Chan, onde os filisteus os tinham pendu­rado, no dia em que mataram Saul em Guilboa. 13Retirou, pois, de lá os ossos de Saul e de seu filho Jónatas, e mandou também reco­lher os ossos dos que tinham sido en­for­cados. 14Os ossos de Saul e de seu filho Jónatas foram sepultados em Cela, na terra de Benjamim, no sepul­cro de Quis, pai de Saul. Fizeram tudo o que o rei lhes tinha orde­nado; e Deus compadeceu-se da terra.


Guerra contra os filisteus (1 Cr 20,4-8) – 15Houve novamente guerra entre os filisteus e Israel. David saiu com os seus homens para combater os filisteus. David sentiu-se fati­gado. 16Acamparam em Nob. Então, apre­sentou-se um dos filhos de Harafá, que trazia uma lança que pesava tre­­zentos siclos de bronze e uma espada nova no cinto, e declarou que ia ma­tar David. 17Mas Abisai, filho de Se­ruia, foi em socorro de David, feriu o filisteu e matou-o. En­­tão, os homens de David fizeram este juramento: «Não virás mais combater connosco, para que não se apague a lâmpada de Israel.»

18Depois disso houve outra guerra contra os filisteus, em Gob, onde Si­be­cai, de Hucha, matou Saf, des­cen­dente de Harafá. 19Houve, também uma terceira guerra contra os filis­teus, em Gob, onde El-Hanan, filho de Jaaré-Oreguim, de Belém, matou Golias, de Gat, que levava uma lança cujo cabo era como um cilindro de tear. 20Houve ainda mais uma outra guerra em Gat. Encon­trava-se ali um homem de enorme estatura, que tinha seis dedos em cada mão e em cada pé, isto é, vinte e quatro dedos, tam­bém descendente de Harafá. 21Este insultou Is­rael, mas Jóna­tas, filho de Chamá, irmão de David, matou-o.

22Esses quatro homens eram na­turais de Gat, da estirpe de Harafá, e pereceram às mãos de David e dos seus homens.



Capítulos

2 Sm 1 2 Sm 2 2 Sm 3 2 Sm 4 2 Sm 5 2 Sm 6 2 Sm 7 2 Sm 8 2 Sm 9 2 Sm 10 2 Sm 11 2 Sm 12 2 Sm 13 2 Sm 14 2 Sm 15 2 Sm 16 2 Sm 17 2 Sm 18 2 Sm 19 2 Sm 20 2 Sm 21 2 Sm 22 2 Sm 23 2 Sm 24