2 Sm 17

Da wiki Biblia Online
Ir para: navegação, pesquisa

Aitofel e Huchai1Aitofel disse a Absalão: «Deixa-me es­­­colher doze mil homens, e partirei ainda esta noite a perseguir David. 2Cairei sobre ele no momento em que estiver extenuado de fadiga; espa­lha­rei o pânico e todos os que estão com ele fugirão. O rei ficará sozi­nho, e então matá-lo-ei. 3Assim farei vol­tar todo o povo para ti. Atin­gir o ho­mem que tu persegues acarretará a vinda de todos. E todo o povo ficará em paz.» 4Este conselho agradou a Absalão e a todos os an­ciãos de Is­rael. 5Mas Absalão disse: «Chamem Huchai, o erequita, e ouçamos tam­bém o que ele diz.» 6Quando Huchai chegou à presença de Absalão, este disse-lhe: «É este o parecer de Aito­fel. Devemos segui-lo? Que nos acon­selhas tu?» 7Huchai respondeu a Absa­lão: «Desta vez, o conse­lho de Aitofel não é bom.» 8E acrescentou: «Sabes que teu pai e seus homens são valen­tes e estão fu­riosos como a ursa num bosque sem as suas crias. Teu pai é um guer­­reiro e não irá des­cansar com a tropa. 9Ele, agora, deve estar escon­dido em alguma gruta ou em lugar seme­lhan­te. E se, ao pri­meiro cho­que, caírem alguns do nosso exército, isto será publicado e dir-se-á: ‘O exér­­cito que segue o partido de Absalão foi derrotado’. 10Então, até os mais valen­tes desanimarão, mes­mo que te­nham um coração de leão, pois todo o Israel sabe que teu pai é um grande chefe e está acom­panhado de homens valentes. 11É este o meu conse­lho: mobilize-se todo o Israel de Dan a Bercheba, e reú­nam-se junto de ti tão numero­sos como os grãos de areia na praia do mar, e tu te colocarás pessoalmente no meio deles. 12Atirar-nos-emos sobre Da­vid em qualquer lugar onde se en­contre e havemos de cair sobre ele como o orvalho cobre a terra, e não deixare­mos vivos nem um só homem dos que o seguem. 13Se se refugiar em al­guma cidade, todo o Israel a cer­cará de cor­das e arrastá-la-emos até à torrente, de modo que não fique dela uma só pedra!» 14Disse Absa­lão e todos os que estavam com ele: «É me­lhor o conselho de Huchai, o ere­quita, que o de Aitofel.» O Senhor decidira frus­trar o hábil plano de Ai­tofel, a fim de lançar a desgraça sobre Absalão.

15Então, Huchai disse aos sacer­do­tes Sadoc e Abiatar: «Aitofel acon­se­lhou Absalão e os anciãos de Israel deste modo; eu, porém, aconselhei-o desta maneira. 16Enviai ime­diata­mente a David esta mensagem: ‘Não fiques esta noite nas planícies do de­­serto, mas atravessa-o sem demora, não suceda que se­jam exterminados o rei e os homens que estão com ele.’»

17Jónatas e Aimaás estavam à espera junto à fonte de Roguel; uma criada foi dar-lhes a notícia, para eles a levarem ao rei David, mas não de­viam ser vistos ao entrar na cidade. 18Um jovem, porém, viu-os e avisou Absalão. Mas eles entraram a toda a pressa na casa de um ho­mem em Baurim. Havia uma cisterna no pá­tio e nela se esconderam. 19A mu­lher colocou uma manta so­bre a cisterna e espalhou por cima grãos molha­dos, de modo que nada se notava. 20Os en­viados de Absalão entraram na casa da mulher e disseram: «Onde estão Aimaás e Jó­na­tas?» Ela res­pon­deu: «Atravessa­ram o regato.» Puse­ram-se a pro­curá-los mas, não encon­trando nin­guém, vol­taram a Jerusa­lém. 21De­pois de eles partirem, os jovens saí­ram da cisterna e foram levar esta notí­cia ao rei David: «Ide! Passai depressa o rio, porque Aito­fel deu este conse­lho contra vós.» 22Da­vid partiu com todos os seus homens e passou o Jordão. Ao amanhecer, não havia um só homem que não tivesse atra­vessado o Jordão.

23Aitofel, vendo que o seu conse­lho não fora cumprido, selou o seu jumento e partiu para a sua casa, na sua cidade. Pôs em ordem os seus negócios e enforcou-se. E foi sepul­tado no túmulo de seu pai.


Os dois campos24David chegou a Maanaim quando Absalão passava o Jordão com os israelitas. 25Absa­lão pôs Amassá à frente do exército, em lugar de Joab. Amassá era filho de um homem natural de Jezrael, chamado Jitra, que se unira a Abi­gaíl, filha de Naás, irmã de Seruia, mãe de Joab. 26Os israelitas e Absa­lão acamparam na terra de Guilead.

27Logo que David chegou a Maa­naim, Chobi, filho de Naás, de Rabá dos amonitas, Maquir, filho de Amiel de Lodebar, e Barzilai, o guileadita, de Roguelim, 28ofereceram-lhe ca­mas, tapetes, copos e vasilhas, bem como trigo, cevada, farinha, grão tor­rado, favas, lentilhas, 29mel, man­teiga, quei­jos e ovelhas. Apresenta­ram tudo isto a David e à sua gente, para que se alimentassem, pois diziam: «Estes ho­­mens sofreram certamente fome e sede no deserto.»



Capítulos

2 Sm 1 2 Sm 2 2 Sm 3 2 Sm 4 2 Sm 5 2 Sm 6 2 Sm 7 2 Sm 8 2 Sm 9 2 Sm 10 2 Sm 11 2 Sm 12 2 Sm 13 2 Sm 14 2 Sm 15 2 Sm 16 2 Sm 17 2 Sm 18 2 Sm 19 2 Sm 20 2 Sm 21 2 Sm 22 2 Sm 23 2 Sm 24