2 Sm 11

Da wiki Biblia Online
Ir para: navegação, pesquisa

David e Betsabé1No ano seguinte, na época em que os reis saem para a guerra, David enviou Joab com os seus oficiais e todo o Israel; eles devastaram a terra dos amonitas e sitiaram Rabá. David fi­cou em Jerusalém.

2E aconteceu que uma tarde Da­vid levantou-se da cama, pôs-se a pas­sear no terraço do seu palácio e avistou dali uma mulher que tomava banho e que era muito formosa. 3Da­vid pro­­curou saber quem era aquela mulher e disseram-lhe que era Betsa­bé, filha de Eliam, mulher de Urias, o hitita.

4Então, David en­viou emissários para que lha trou­xessem. Ela veio e David dormiu com ela, depois de puri­ficar-se do seu período menstrual. Depois, vol­tou para sua casa. 5E, vendo que concebera, mandou dizer a David: «Estou grávida.»

6Então, David mandou esta men­sagem a Joab: «Manda-me Urias, o hitita.» E Joab enviou Urias, o hitita, a David. 7Quando Urias chegou, Da­vid pediu-lhe notícias de Joab, do exér­­cito e da guerra. 8E depois disse-lhe: «Desce à tua casa e lava os teus pés.» Urias saiu do palácio do rei, e este, em seguida, enviou-lhe comida da sua mesa real. 9Mas Urias não foi a sua casa e dormiu à porta do palá­cio com os outros servos do seu senhor. 10E contaram-no a David, dizendo-lhe: «Urias não foi a sua casa.» Da­vid perguntou a Urias: «Não vol­taste, porventura, de uma viagem? Porque não foste a tua casa?» 11Urias res­pon­deu: «A Arca de Deus habita numa tenda, assim como Israel e Judá. Joab, meu chefe, e seus servos dormem ao relento, e eu teria coragem de entrar na minha casa para comer e beber e dormir com a minha mulher? Pela tua vida, pela tua própria vida, não farei tal coi­sa!» 12David disse-lhe: «Fica aqui também hoje, e amanhã te envia­rei.»

E Urias ficou em Jeru­sa­lém na­quele dia. No dia seguinte, 13David convi­dou-o a co­mer e beber com ele, e em­bria­­gou-o. Mas à noite, Urias não foi a sua casa; saiu e dei­tou-se com os outros servos do seu senhor.

14No dia seguinte de manhã, David escreveu uma carta a Joab e enviou-lha por Urias. 15Dizia nela: «Coloca Urias na frente, onde o combate for mais aceso, e não o socorras, para que ele seja ferido e mor­ra.» 16Joab, que sitiava a cidade, pôs Urias no lugar onde sabia que esta­vam os mais va­lentes guerreiros do inimigo. 17Os asse­diados fizeram uma incursão con­tra Joab, e morre­ram alguns homens de David, entre os quais Urias, o hitita. 18Joab mandou imediatamente infor­mar David de todas as peripécias do combate, 19ordenando ao mensageiro: «Quando tiveres contado ao rei todos os pormenores do combate, 20se ele, indignado, te disser: ‘Porque vos apro­­ximastes da cidade para lutar? Não sabíeis que iam disparar do alto da muralha? 21Quem matou Abi­mé­lec, filho de Jerubaal? Não foi uma mu­lher que lhe atirou uma pedra de moinho de cima do muro, matando-o em Te­bes? Porque vos aproximas­tes dos muros?’ – dirás, então: ‘Mor­reu tam­bém o teu servo Urias, o hitita.’»

22Partiu, pois, o mensageiro e foi contar a David tudo o que Joab lhe tinha mandado. 23Disse-lhe: «Esses homens são mais fortes que nós. Saí­ram ao nosso encontro em campo aberto, mas nós perseguimo-los até às portas da cidade. 24Então, do alto da muralha, os arqueiros dispara­ram sobre os teus servos, e morre­ram al­guns servos do rei, entre eles o teu servo Urias, o hitita.» 25Então o rei respondeu ao mensageiro: «Diz a Joab que não se aflija por causa deste fra­casso, pois a espada fere ora aqui, ora ali. Que intensifique o ata­que à cidade até a destruir. Encoraja-o.»

26Ao saber da morte de seu ma­rido, a mulher de Urias chorou-o. 27Ter­mi­nados os dias de luto, David mandou-a buscar e recolheu-a em sua casa. Tomou-a por esposa e ela deu-lhe um filho. Mas o procedimento de David desagradou ao Senhor.



Capítulos

2 Sm 1 2 Sm 2 2 Sm 3 2 Sm 4 2 Sm 5 2 Sm 6 2 Sm 7 2 Sm 8 2 Sm 9 2 Sm 10 2 Sm 11 2 Sm 12 2 Sm 13 2 Sm 14 2 Sm 15 2 Sm 16 2 Sm 17 2 Sm 18 2 Sm 19 2 Sm 20 2 Sm 21 2 Sm 22 2 Sm 23 2 Sm 24