2 Sm 10

Da wiki Biblia Online
Ir para: navegação, pesquisa

Guerra contra os amonitas e os sírios (8,3-8; 12,26-31; 1 Cr 19,1-19; 20,1-3) – 1Depois disto, mor­reu o rei dos amonitas, e seu filho Ha­nun sucedeu-lhe no trono. 2Disse então David: «Quero pôr-me de boas relações com Hanun, filho de Naás, tal como fez seu pai para comigo.» Enviou-lhe, pois, mensa­geiros para o consolar pela morte de seu pai. Quan­do os servos de David chegaram à terra dos chefes dos amonitas, 3estes disseram a Hanun, seu senhor: «Jul­gas que David pretende honrar teu pai, mandando-te consoladores? Não será antes para examinar, espiar e destruir a cidade que David enviou os seus servos?» 4Então, Hanun pren­deu os servos de David, rapou-lhes metade da barba, cortou-lhes as vestes quase até à cintura e mandou-os embora. 5David, ao ter conhecimento disto, enviou mensageiros ao encontro deles, pois estavam profundamente humilhados, para lhes dizer: «Ficai em Jericó até que vos cresça de novo a barba. Só então voltareis.»

6Mas os amonitas, ao verem que se tinham tornado odiosos a David, contrataram os arameus de Bet-Reob e de Soba, ou seja, vinte mil solda­dos de infantaria, o rei de Maacá, com mil homens, e o de Tob, com doze mil. 7Sabedor disso, David en­viou contra eles Joab com todo o exército e os mais valentes guerrei­ros. 8Os amonitas saíram e puse­ram-se em linha de combate à en­trada da porta da cidade, ao passo que os arameus de Soba e de Reob ficaram no campo, com os homens de Tob e de Maacá. 9Joab, vendo que iam ar­re­meter contra ele de frente e pela reta­guarda, escolheu os me­lhores de Israel e colocou-os em linha de bata­lha contra os arameus. 10Confiou o resto do exército a seu irmão Abisai, que dirigiu o ataque contra os amo­nitas. 11Disse-lhe: «Se os arameus prevalecerem contra mim, tu virás em meu socorro; e se os amonitas prevalecerem contra ti, irei eu em teu auxílio. 12Porta-te como homem de valor, lutemos pelo nosso povo e pelas cidades do nosso Deus. O Se­nhor faça o que melhor lhe pare­cer.» 13Joab avan­çou com a sua tropa contra os arameus, que fugiram diante deles. 14Vendo os arameus em fuga, os amo­nitas re­cuaram também diante de Abisai e voltaram para a cidade. E Joab regres­sou da campanha contra os amonitas e foi para Jerusalém.

15Os arameus, vendo-se batidos pe­­los israelitas, reuniram-se em massa. 16Hadad-Ézer enviou então um delegado para mobilizar os ara­meus do outro lado do rio, e estes vie­ram a Helam, chefiados por Cho­bac, general de Hadad-Ézer. 17David, informado disto, reuniu todo o Is­rael, passou o Jordão e chegou a Helam. Os arameus colocaram-se em linha de batalha contra David. 18Mas os arameus fugi­ram diante de Israel; David destroçou-lhes seiscentos car­ros e matou quarenta mil cavalei­ros. Feriu também o general Chobac, que morreu naquele mes­mo lugar. 19To­dos os reis que eram vassalos de Hadad-Ézer, vendo-se vencidos pelos israe­li­tas, fizeram a paz com estes e tor­naram-se seus tributários. Daí por diante os ara­meus não se atreve­ram mais a pres­tar socorro aos amoni­tas.



Capítulos

2 Sm 1 2 Sm 2 2 Sm 3 2 Sm 4 2 Sm 5 2 Sm 6 2 Sm 7 2 Sm 8 2 Sm 9 2 Sm 10 2 Sm 11 2 Sm 12 2 Sm 13 2 Sm 14 2 Sm 15 2 Sm 16 2 Sm 17 2 Sm 18 2 Sm 19 2 Sm 20 2 Sm 21 2 Sm 22 2 Sm 23 2 Sm 24