2 Rs 8

Da wiki Biblia Online
Ir para: navegação, pesquisa

A chunamita recupera os seus bens1Eliseu disse à mulher cujo filho ressuscitara: «Parte com to­dos os teus e vai habitar noutro lu­gar qualquer, porque o Senhor man­­­dou a fome e ela alastrará sobre esta terra, durante sete anos.» 2Fez, pois, a mulher o que lhe dissera o homem de Deus: emigrou com a sua família e foi viver durante sete anos para a terra dos filisteus. 3Passados os sete anos, regressou da terra dos filis­teus e foi reclamar ao rei, por causa da sua casa e da sua terra. 4O rei estava a conversar com Guiezi, servo do ho­mem de Deus, pedindo que lhe con­tasse os prodígios que Eliseu tinha realizado. 5Guiezi re­feria justamente como Eliseu tinha ressuscitado um morto, quando a mulher, cujo filho ressuscitara, che­gou a fim de recla­mar do rei a sua casa e a sua terra. Guiezi exclamou: «Eis, ó rei, meu se­nhor! Esta é a mulher e este é o seu filho que Eli­seu ressuscitou.» 6O rei interrogou a mulher e ela nar­rou-lhe o aconte­cido. Então o rei man­dou com ela um eunuco, ao qual disse: «Faz com que lhe seja resti­tuído tudo o que lhe pertence, bem como todos os rendimentos da sua propriedade, des­de que a deixou até ao dia de hoje.»


Eliseu em Damasco7Eliseu foi a Damasco. Ben-Hadad, rei da Sí­ria, encontrava-se doente. Foram avisá-lo, dizendo: «O homem de Deus veio até aqui.» 8O rei disse a Hazael: «To­ma contigo um presente e vai ao encontro do homem de Deus. Con­sul­­tarás o Senhor, por seu in­ter­mé­dio, a fim de saber se sairei vivo desta minha doença.» 9Hazael foi ao en­contro do homem de Deus, levando consigo presentes, do que havia de melhor em Damasco, trans­portados em quarenta camelos. Ao chegar à sua presença disse: «O teu filho Ben-Hadad, rei da Síria, en­viou-me para te perguntar se sairá vivo da sua doença.» 10Eliseu respondeu-lhe: «Vai e diz-lhe que ele sobrevi­verá a esta doença. Mas o Senhor revelou-me que, de qualquer modo, ele vai mor­rer.» 11Depois, o homem de Deus fi­cou parado e sentiu-se perturbado, pondo-se em seguida a chorar.

12Per­­guntou Hazael: «Porque cho­ra o meu senhor?» Ele res­pondeu: «Porque sei o mal que farás aos is­raelitas: in­cen­diarás as suas cidades fortes, mata­rás ao fio da es­pada os seus jovens, esmagarás as suas crian­ças e ras­garás o ventre das suas mu­lheres grávidas.» 13Disse-lhe Hazael: «Será o teu servo um cão, para fazer tão grandes crimes?» Eliseu respon­deu: «O Senhor mos­trou-me numa visão que serás rei da Síria.» 14Dei­xando Eliseu, voltou Hazael para junto do seu amo, que lhe pergun­tou: «Que te disse Eli­seu?» Respondeu ele: «Disse-me que vais sobreviver.» 15No dia seguinte, Hazael pegou num co­ber­­tor, molhou-o em água, estendeu-o sobre o rosto do rei e este morreu. E Hazael suce­deu-lhe no trono.


Jorão, rei de Judá (848-841) (2 Cr 21, 1-20) – 16No quinto ano de Jorão, fi­lho de Acab, rei de Israel, Jorão, filho de Josafat, começou a reinar em Judá. 17Tinha trinta e dois anos quando começou a reinar, e reinou oito anos em Jerusalém. 18Seguiu o caminho dos reis de Israel, como fizera a casa de Acab. Desposou uma filha de Acab e fez o mal aos olhos do Senhor. 19Apesar disso, o Senhor não quis destruir a casa de Judá, por causa de David, seu servo, a quem prome­tera conservar sempre uma lâm­pada na sua des­cendência. 20No tempo de Jorão, os edomitas sacudiram o jugo de Judá e elegeram um rei próprio. 21Jorão foi a Seir com todos os seus carros, e, durante a noite, atacou os edomi­tas que o tinham cercado a ele e aos chefes dos seus carros; as tro­pas, porém, fugiram para as suas ten­­das. 22E assim Edom sacudiu o jugo de Judá até ao dia de hoje. Naquele mesmo tempo, Libna revoltou-se de igual modo. 23O resto da história de Jorão e os seus feitos, está tudo es­crito no Livro dos Anais dos Reis de Judá. 24Jorão adormeceu juntando-se aos seus pais e foi sepultado jun­to deles, na cidade de David. O seu filho Acazias sucedeu-lhe no trono.


Acazias, rei de Judá (841) (2 Cr 22,1-9) 25No décimo segundo ano de Jorão, filho de Acab, rei de Israel, Acazias filho de Jorão, rei de Judá, começou a reinar em Judá. 26Acazias tinha vinte e dois anos, quando começou a reinar, e reinou um ano em Jeru­sa­lém. A sua mãe chamava-se Atália, e era filha de Omeri, rei de Israel. 27Ele seguiu o caminho da casa de Acab e fez o mal aos olhos do Se­nhor, como a casa de Acab, de quem era genro. 28Saiu com Jorão, filho de Acab, a comba­ter Hazael, rei da Síria, em Ramot de Guilead, e Jorão foi ferido pelos sírios. 29Regressou, então, a Jezrael para se curar dos ferimentos recebi­dos da parte dos sí­rios, no combate contra Hazael, rei da Síria. E Aca­zias, filho de Jorão, rei de Judá, desceu a Jezrael, para visitar Jorão, filho de Acab, que es­tava doente.



Capítulos

2 Rs 1 2 Rs 2 2 Rs 3 2 Rs 4 2 Rs 5 2 Rs 6 2 Rs 7 2 Rs 8 2 Rs 9 2 Rs 10 2 Rs 11 2 Rs 12 2 Rs 13 2 Rs 14 2 Rs 15 2 Rs 16 2 Rs 17 2 Rs 18 2 Rs 19 2 Rs 20 2 Rs 21 2 Rs 22 2 Rs 23 2 Rs 24 2 Rs 25