2 Rs 3

Da wiki Biblia Online
Ir para: navegação, pesquisa

Jorão, rei de Israel (852-841) – 1No décimo oitavo ano de Josa­fat, rei de Judá, Jorão, filho de Acab, começou a reinar em Israel, na Sa­ma­ria, e reinou durante doze anos.

2Fez o mal aos olhos do Se­nhor, mas não tanto como seu pai e sua mãe, pois tirou as estátuas que seu pai tinha erigido a Baal. 3Mas imi­tou os pecados de Jeroboão, filho de Nabat, que fez pecar Israel, e não se apartou deles.


Expedição contra Moab (1 Rs 22) – 4O rei Mecha, de Moab, possui­dor de muitos rebanhos, pagava ao rei de Israel cem mil cordeiros e cem mil carneiros de lã. 5Porém, com a morte de Acab, quebrou a aliança que tinha com o rei de Israel. 6O rei Jorão saiu da Samaria e fez o re­cen­seamento de todo o Israel. 7De­pois mandou dizer a Josafat, rei de Judá: «O rei de Moab rebelou-se con­­tra mim. Queres vir comigo comba­ter con­tra ele?» Josafat respondeu: «Sim, vou! Eu sou como tu, o meu povo é como o teu e a minha cavala­ria é como a tua.» 8 E acrescentou: «Por onde subiremos?» Respondeu Jorão: «Pelo caminho do deserto de Edom.» 9O rei de Israel, o rei de Ju­dá e o rei de Edom puseram-se em marcha, mas, depois de sete dias de caminho, veio a faltar a água, tanto para o exército como para os ani­mais que o seguiam. 10O rei de Is­rael ex­cla­mou: «Ai! O Senhor jun­tou aqui os três reis para os entre­gar nas mãos do rei de Moab!» 11Jo­safat disse: «Não há por aqui um pro­feta do Senhor, para consultarmos o Se­nhor por meio dele?» Respon­deu um dos servos do rei de Israel: «Sim, está aqui Eliseu, filho de Chafat, aquele que derramava água sobre as mãos de Elias.» 12Josafat disse: «Está nele a palavra do Senhor.» Então, o rei de Israel, Josafat e o rei de Edom fo­ram ter com ele. 13Eliseu perguntou ao rei de Israel: «O que tenho eu a ver contigo, ó rei? Vai procurar os profetas do teu pai e da tua mãe.» Disse-lhe o rei de Israel: «Não, por­que o Senhor reuniu aqui estes três reis para os entregar nas mãos do rei de Moab.» 14Eliseu exclamou: «Pelo Senhor do universo, o Deus vivo a quem sirvo, juro que, se não fosse em atenção a Josafat, rei de Judá, não faria caso de ti, nem sequer po­ria em ti os meus olhos. 15Mas, ago­ra, tra­zei-me um tocador de harpa.»

E en­quanto o tocador tocava har­pa, a mão do Se­nhor veio sobre Eli­seu, 16que disse: «Isto diz o Se­nhor: Ca­vai no leito da torrente mui­tas valas! 17Pois isto diz o Senhor: Não senti­reis vento, nem vereis chuva e, con­tudo, o leito encher-se-á de água, e podereis beber vós, o vosso exér­cito e os vossos animais de carga. 18Po­rém, isto é pouco aos olhos do Senhor: Ele vai entregar tam­bém Moab nas vossas mãos. 19Destrui­reis todas as cidades fortes, as cida­des mais im­por­­­tantes, derrubareis todas as árvores de fruto, tapareis todas as fontes e cobrireis de pedras todos os campos férteis.»

20No dia seguinte pela manhã, à hora em que se costuma oferecer a oblação, desceram as águas pelo ca­minho de Edom e a terra cobriu-se de água. 21Os moabitas, ao saberem que aqueles reis os vinham atacar, mobilizaram todos os homens que tinham atingido a idade de ir para a guerra, e foram postar-se na fron­teira. 22Na manhã seguinte, quando o sol incidia sobre as águas, os moa­bitas viram as águas vermelhas como sangue. 23Eles exclamaram: «É san­gue! Os reis pelejaram entre si e destruíram-se mutuamente. Corre, agora, ó Moab, a recolher a presa!»

24Mas, ao aproximarem-se do acam­­­pa­mento dos israelitas, estes levan­taram-se e atacaram os moabitas, que fugiram diante deles. E os ven­ce­­dores perseguiram os de Moab, 25des­­­truíram as cidades, encheram toda a terra fértil de pedras que cada um lançava, entupiram todas as fontes, derrubaram todas as árvores de fruto, de modo que só ficaram as pedras da cidade de Quir-Haréchet, que foi cercada e atacada pelos atiradores de funda. 26Vendo o rei de Moab que não podia resistir àquele ataque, to­mou consigo setecentos homens ar­ma­­dos de espada para abrir cami­nho até ao rei de Edom, mas não conseguiu. 27Tomando, então, o seu filho pri­mo­g­énito, que deveria suce­der-lhe no trono, ofereceu-o em holo­causto sobre a muralha. Isto provo­cou grande in­dignação em Israel, que se retirou dali e voltou para a sua terra.



Capítulos

2 Rs 1 2 Rs 2 2 Rs 3 2 Rs 4 2 Rs 5 2 Rs 6 2 Rs 7 2 Rs 8 2 Rs 9 2 Rs 10 2 Rs 11 2 Rs 12 2 Rs 13 2 Rs 14 2 Rs 15 2 Rs 16 2 Rs 17 2 Rs 18 2 Rs 19 2 Rs 20 2 Rs 21 2 Rs 22 2 Rs 23 2 Rs 24 2 Rs 25